INFORMAÇOES

Informações Gerais e Normas 2017 (clique aqui)

10 de maio de 2016

APRIL THEME: ME & MY FAMILY

Mês passado planejamos diversas atividades e jogos relacionados com o nosso tema: Me & My Family.

As atividades foram planejadas sempre levando em conta a faixa etária de cada turma. Nem todas as atividades descritas a seguir foram feitas com todas as turmas.

Abaixo vcs podem ver um pouco do que tivemos:

SONGS:

THE FINGER FAMILY SONG




HEAD, SHOULDER, KNEES AND TOES





GAMES:


Mother, May I?

Esta brincadeira precisa ser feita em algum lugar com espaço.
Uma criança é a mãe (ou o pai e neste caso dizemos "Father, may I?"). As outras crianças serão os filhos. Todos formam uma fila (um ao lado do outro - no jardim usamos um barbante para marcar o chão). A mãe posiciona-se de costas para os filhos e longe deles. Um de cada vez pergunta à mãe: "Mother may I take ___ steps?". É preciso escolher um número e dizer uma das opções: "steps" ("passos" normais), "baby steps" ("passos de bebê"), "giant steps" ("passos de gigante"). Ex: "Mother, may I take 3 giant steps?". A mãe irá responde "Yes, you may" ou então "No, you may not" (importante: a mãe fica o tempo todo de costas para os outros, sem olhar). Se a mãe permitir, a criança pode dar os passos. Caso a mãe não permita a criança fica no lugar e espera a próxima rodada para perguntar novamente. Então, a próxima criança faz sua pergunta.
O jogo termina quando uma criança consegue chegar até a mãe. Esta criança passa a ser a mãe e todos voltam ao início para começar de novo.
Importante: a "mãe" precisa ser justa e não pode sempre dizer "no, you may not" à mesma criança. E as crianças tb não podem exagerar e sempre pedir para dar "giant steps", por exemplo.

Head, shoulder, knees, and toes

Usamos este jogo após cantar a música: "head, shoulder, knees and toes" que muitos já conhecem em Inglês e tb em português.
Cada criança recebe um tabuleiro que tem imagem de crianças com as mãos nas diferentes partes do corpo de acordo com a música (e na mesma ordem).
Diversas cartas ficam espalhadas na mesa, viradas para baixo. Cada carta tem uma cor no verso.
Um de cada vez deve girar a roleta e pegar a carta com a cor correspondente. E então, ao virar a carta a criança deve dizer o nome da parte do corpo e colocar a carta sobre o seu tabuleiro. O primeiro a completar seu tabuleiro canta a música e é o vencedor.



Five Little Monkeys Jumping on the Bed

Este jogo tb tem uma música (e história) que muitas crianças já conhecem. 
Na história, os 5 macaquinhos escovam os dentes, tomam banho e colocam o pijama. Então, dizem boa noite para a mamãe e assim que ela sai do quarto eles começam a pular na cama. Um de cada vez, cai e se machuca. a mamãe liga para o médico e diz: "no more monkeys jumping on the bed!". Mas eles não obedecem…
Neste jogo, cada dupla é responsável por 5 macacos de uma mesma cor e deve conseguir colocar todos os macacos na cama sem cair. a cada rodada é preciso andar pelo tabuleiro e cumprir uma "tarefa" (isto é, fazer o gesto de uma ação): brush yor teeth, take a bath, go to sleep, put on your pajamas. E então, coloca-se um macaco na cama e aperta um botão vermelho que tem na cabeceira da cama. Eventualmente, ao apertar este botão, o colchão da cama sobe e faz com que os macacos caiam no chão. Os macacos que caírem não podem ser colocados de volta. É preciso esperar a próxima rodada. Nunca sabemos quando isso irá acontecer e o momento de apertar o botão é sempre muito "tenso". haha





COOKING CLASS: Grandma's cookies

Contamos a história: "The doorbell rang", em que a vovó prepara deliciosos cookies para seus netos e amigos.
Esta história sempre nos deixa com vontade de comer "cookies". E então resolvemos preparar os delicosos cookies da Vovó.
Já escrevemos um post com os detalhes sobre como contamos a história (com a ajuda dos nossos alunos) e a receita tb está lá!!






























STORIES:













MY FAMILY ALBUM:

Ao longo do mês tivemos um mini-projeto (feito com todas as turmas).

Cada criança trouxe 6 fotos de sua família para mostrar aos amigos. Nós, professoras, tb trouxemos nossas fotos de bebê e da nossa família. O processo todo foi muito gostoso. As crianças amaram mostrar suas fotos e ficaram surpresas ao ver que suas professoras tb já foram bebês… rs

Cada página do album foi decorada de uma maneira. Usamos papel preto com caneta brilhante para a capa, e nas páginas do album fizemos: colagem, pintura com esponja, com aquarela, usamos cola glitter… Ficou lindo!

Desde o surgimento da foto digital, aos poucos, fomos perdendo o costume de revelar fotos, montar albuns… Com os celulares tirando foto passamos a tirar muitas fotos, todos os dias, e raras fotos são impressas ou reveladas.

Muitos pais vieram nos contar que seu prórpio filho não tem um album. As fotos estão em Cds, computadores… Um aluno de 5 anos ficou muito confuso ao ver seu album de família pronto e me perguntava onde estavam as figurinhas. Não entendi pq ele queria figurinhas e ele disse: vc falou que é um album. E então caiu a ficha! Para ele só existe album de figurinha!! Ele nem sabia que tb existe album de fotos. Haha

O resultado final ficou ótimo!! Todos levaram o álbum para casa e agora, quem quiser, pode acrescentar mais páginas com fotos ao seu álbum...








Nenhum comentário:

Postar um comentário