20 de julho de 2017

REPOST - Father's Day gift idea

Ano passado nossos alunos prepararam um delicioso presente para os papais. Foi feito com muito amor. Ficou uma delícia e fez muito sucesso!!

Os alunos ajudaram a preparar "Sweet and Salty Glazed Nuts". Depois, cada aluno encheu um pote com a mistura de castanhas pronta. Colocamos uma etiqueta (com um desenho feito por cada aluno para o papai) no pote e tb um lindo "tag" que dizia: "I'm NUTS about you DADDY!"

A receita é super simples. Bem fácil de preparar (veja abaixo).


PS: Compramos os potes de vidro na loja Embavidro (eles possuem potes de diversos tamanhos).




SWEET AND SALTY GLAZED NUTS:
(You can substitute for other nuts)

Ingredients:
  • 1 cup walnuts
  • 1 cup cashew nuts (unsalted)
  • 1 cup brazil nuts
  • 1 cup almond (unsalted)
  • 1 teaspoons salt
  • 1 teaspoon cinnamon
  • 1/2 teaspoon cayenne peper
  • 1/4 teaspoon cumin
  • 1/2 cup brown sugar
  • 1 tablespoon unsalted butter
  • 1/4 cup water
Directions:

  1. Preheat oven to 175ºC. Line a baking sheet with parchment paper.
  2. Combine walnuts, almonds, cashew nuts and brazil nuts in a large bowl. Add salt, cayenne pepper, cumin, and cinnamon. Toss to coat.
  3. Heat sugar, water, and butter in a small saucepan over low heat until the butter is melted. Keep stirring until the mixture thickens (approximately 5 minutes) and remove from heat. Slowly pour butter mixture over the bowl of nuts and stir to coat.
  4. Transfer nuts to the prepared baking sheet and spread into a single layer.
  5. Bake nuts in the preheated oven for 10 minutes. Stir nuts until the warm syrup coats every nut. Spread into a single layer, return to the oven, and bake until nuts are sticky and roasted, about 10 minutes. Allow to cool before serving.

EM PORTUGÊS:
(você pode substituir por outras castanhas de sua preferência)

Ingredientes:
  • 1 xíc. nozes
  • 1 xíc. castanha de caju (sem sal)
  • 1 xíc. castanha Pará 
  • 1 xíc. amêndoa crua sem sal
  • 1 colher chá sal
  • 1 colher chá canela em pó
  • 1/2 colher chá pimenta caiena
  • 1/4 colher de chá de cominho
  • 1/2 xíc. açúcar mascavo
  • 1 colher sopa manteiga sem sal
  • 1/4 xíc. água
Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno 175ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga.
  2. Misture as nozes, amêndoas, castanha de caju e castanha do Pará em uma tigela. Acrescente o sal, pimenta caiena, cominho e canela. Mexa bem.  
  3. Derreta a manteiga com água e açúcar mascavo em uma pequena panela (fogo baixo). Continue mexendo até que a misture engrosse um pouco (aproximadamente 5 minutos) e retire do fogo.  Acrescente esta mistura sobre as castanhas e misture bem até que todas estejam cobertas.
  4. Espalhe as castanhas na assadeira. 
  5. Asse as castanhas por 10 minutos. Retire do forno, mexa as castanhas, e asse por mais 10 minutos. Deixe esfriar e sirva.
PS: Compramos as castanhas no Mercado Municipal de Pinheiros. Lá vcs tb encontram os temperos!

17 de julho de 2017

Gingerbread Man: song + paper city + recipe

Ontem falamos sobre Joel Henriques e suas famosas "paper cities" (clique aqui para ler post).

Depois, vimos esta linda animação que ele fez para a música "Gingerbread Man" de Bari Koral. Após ter feito esta animação ele resolveu disponibilizar tb este kit da história para imprimir e brincar. Sorte a nossa não é mesmo?

Gostamos muito desta história e sempre que lemos para nossos alunos todos ficam com vontade de fazer este delicioso biscoito!

Por isso, aproveitamos para separar aqui neste post a receita. Bem fácil de fazer. Vc acha a forminha de biscoito neste formato do "gingerbread man" em lojas como Chocolandia ou Bondinho Chocolates (ambas em SP).

Aproveite tb para decorar os biscoitos com glacê (depois que os biscoitos estiverem assados e frios) ou então com gotas de chocolate ou confeitos coloridos (pressionando na massa antes de assar os biscoitos).

Disponível para imprimir em: madebyjoel.com














Ingredients:
  • 1 cup butter (or coconut oil)
  • 1 1/2 cups packed brown sugar (sifted)
  • 1/3 cup molasses
  • 2 large eggs
  • 1 tablespoon cinnamon
  • 1 teaspoon ginger
  • 1/2 teaspoon salt
  • 4 to 4 1/2 cups all purpose flour
Directions:
  1. Cream butter and sugar together. 
  2. Add eggs and molasses and mix well. 
  3. Stir in the spices and salt.
  4. Add the flour 1 cup at a time. Add only as much as you need to be able to roll out the dough and cut your shapes
  5. Roll out on a lightly floured surface. Cut out your cookies.
  6. Bake them at 180ºC for 6 - 8 minutes.

Em Português:

Ingredientes:
  • 1 xic. manteiga sem sal  (ou óleo de côco*)
  • 1 1/2 xic. açúcar mascavo (peneirado)
  • 1/3 xic. melado de cana
  • 2 ovos grandes
  • 1 colher sopa canela (em pó)
  • 1 colher chá gengibre (em pó)
  • 1/2 colher chá sal
  • 4 a 4 1/2 xic. farinha de trigo
Preparo:
  1. Numa batedeira bata a manteiga e açúcar até que fique cremoso. 
  2. Acrescente ovos e melado de cana. Misture bem. 
  3. Adicione os temperos e sal.
  4. Acrescente a farinha aos poucos. Até que você perceba que a massa está no ponto para abrir e cortar as formas (não está grudenta).
  5. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada. Corte seus biscoitos.
  6. Asse os biscoitos a 180ºC por 6 - 8 minutos.

* Resolvemos testar uma receita com óleo de côco ao invés de manteiga pq um de nossos alunos está com intolerância a lactose. Deu super certo!! Eu achei que ficou até mais gostoso do que o original...

DICA: Retire do forno assim que as bordas estiverem levemente douradas. O biscoito ainda estará um pouco mole mas ele endurece depois que esfria (e mesmo após retira-lo do forno ele continua a assar na assadeira que ainda está quente).



16 de julho de 2017

PAPER CITY

Já falamos sobre Joel Henriques por aqui... Ele é artista e designer e está sempre criando coisas muito divertidas!!

No site dele (madebyjoel.com) vcs encontram "crafts" de acordo com a faixa etária da criança e tb tem a sessão que adoramos onde ele disponibiliza as famosas "Paper Cities" (disponível na aba "free printables").

Já imprimimos alguns para fazer com nossos alunos e eles adoraram!

E se vc quiser algo para que seu filho brinque durante uma viagem por exemplo, tem a versão "travel size" que dá para levar em uma pequena caixinha.

Abaixo vcs podem ver algumas imagens do que vcs encontram no site.

Basta imprimir (em papel grosso ou então colar numa cartolina), colorir, recortar e brincar!!













13 de julho de 2017

SCAVENGER HUNT

Ano passado no nosso "Camping Day" tivemos uma brincadeira chamada "Scavenger Hunt". As crianças, em duplas, receberam uma folha com fotos de coisas da natureza para procurar pelo jardim.

Vc pode criar o seu próprio Scavenger Hunt, ele pode ser de cores, de objetos que vcs tem em casa, de brinquedos... Vc pode brincar dentro ou fora de casa... E o melhor de tudo é que seu filho pode brincar sozinho ou com mais crianças.

O nosso "Nature Scavenger Hunt" é ótimo para ser utilizado numa praça ou parque. (Clique aqui para imprimir). Como brincar: A criança deve encontrar todos os itens listados. Explique que ela não precisa pegar as coisas. Ao achar algo ela marca com um "X" no campo correspondente. 




Este "Rainbow Scavenger Hunt" pode ser utilizado dentro de casa ou fora tb... (clique aqui para imprimir). Como brincar: A criança precisa sair em busca de objetos de cada uma das cores. Vc pode entregar uma cesta por exemplo para que a criança pegue as coisas que for encontrando ou vc pode fazer com que ela apenas risque a folha ao achar um objeto de cada cor...








12 de julho de 2017

Camping Day 2017

Esta foi o nosso quinto ano de "CAMPING DAY" com nossos alunos. Desde a primeira vez que fizemos fez muito sucesso e os alunos esperam ansioso a chegada de Junho por este motivo...

Iniciamos a aula recebendo as crianças em volta da nossa CAMPFIRE!
Em volta da fogueira cantamos algumas músicas como: "Down by the bay", "Princess Pat", "Boom Chicka Boom", "Running Bear"...



video


Colocamos batata doce para assar. Embrulhamos em papel alumínio e colocamos na nossa fogueira. Depois de algum tempo retiramos do fogo, tiramos o papel alumínio e cortamos. Ficou uma delícia!! As crianças amaram!!

Cada criança também assou o seu marshmallow. Utilizamos "marshmallow roasting sticks" que são retrateis. Muito bom!! Assim a criança não precisa se aproximar muito do fogo. E depois, na hora de comer, diminuimos o tamanho.

video

Depois, cada aluno tb teve a oportunidade de experiementar "SMORE'S"* -  muito tradicional em acampamentos nos EUA e Canadá - é uma espécie de sanduiche feito com bolacha doce (graham cracker**), marshmallow assado e um pedaço de chocolate. Como fazer: primeiro leve seu marshmallow ao fogo até que fique dourado (alguns até gostam dele queimadinho). Deixe preparado uma bolacha com o chocolate em cima. Coloque seu marshmallow quente diretamente sobre o chocolate. Pegue outra bolacha para colocar por cima e puxe o espeto de seu marshmallow. Pronto! (veja vídeo abaixo)



video


Sim, é suuuuuuper doce. Nossa proposta é trazer um pouco da cultura de outros países e experimentar uma comida típica faz parte (mas sem exageros… don't worry - cada criança que quis experimentar comeu apenas 1).

*CURIOSIDADE: s'more é a contração da frase "some more". "Give me some more" era o que as pessoas diziam ao comer essa sobremesa. Por que será? rs

** Graham Cracker: esta bolacha, muito comum nos EUA e Canadá, não existe aqui… Mas não se preocupe. Vc pode improvisar com uma bolacha tipo "maria". Mas não é a mesma coisa. Num primeiro momento tb fizemos isso. Mas depois resolvemos preparar as nossas próprias!! A receita é bem simples (receita disponível aqui)!! Dá um pouco de trabalho deixá-las assim retangulares, com os furinhos (para ficarem iguais as vendidas no mercado), mas vc pode simplificar e não ser tão perfeccionista como eu (haha) e cortar as suas bolachinhas com cortadores de biscoito de diversos formatos.

Depois, era hora de brincar!! Brincamos de "Nature I SPY". Tiramos fotos de detalhes do nosso jardim (folhas, galhos, limão, pedras...) e fizemos uma montagem com todas as fotos em uma única folha. Agrupamos os alunos em duplas. Cada dupla recebeu uma prancheta com estas fotos  para procurar pelo jardim. Alguns itens foram encontrados com facilidade. Outros nem tanto. Foi muito divertido!



Para finalizar o nosso Camping Day, todos os alunos (and teachers) entraram na nossa CAMPING TENT que era enorme!! Lá dentro fizemos uma roda. Nossa história não tinha livro. Inventamos uma história (que tinha tudo a ver com camping day) e usamos cartas (com desenhos) para contar a história. Colocamos as cartas no meio da barraca, com as imagens viradas para cima, e conforme contávamos a história, uma criança de cada vez pegava a carta correspondente àquela parte da história. Eles adoraram esta história super diferente!!


MONDAY 09:30 











MONDAY 16:30











PRINCESS PAT
video




TUESDAY 09:30









PRINCESS PAT
video


TUESDAY 14:00










PRINCESS PAT
video


BOOM CHICKA BOOM
video




TUESDAY 16:30













BOOM CHICKA BOOM
video


PRINCESS PAT
video




WEDNESDAY 09:30









WEDNESDAY 16:30










THURSDAY 16:30












BOOM CHICKA BOOM
video


PRINCESS PAT
video




FRIDAY 09:30














PRINCESS PAT
video


SaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSave
SaveSave