A primeira aula do mês de Março foi a viagem de avião para a África. Cada aluno fez a sua passagem de avião, no dia da aula alguns trouxeram uma mochila para levar na viagem com um brinquedo ou livro dentro para se distrair durante o vôo... rs
Nosso avião foi feito com caixotes no jardim (em dia de chuva improvisamos um avião dentro da sala com as cadeiras). As professoras eram aeromoças e tb piloto do avião. Após muitas horas de vôo (rs) chegamos!!
As aulas seguintes foram todas na Africa. Contamos diversas histórias africanas, brincamos de safari, jogamos um jogo de safari, fizemos pintura no rosto, colares africanos e testamos uma receita africana. Vejam a seguir:
STORIES:
HANDA'S SURPRISE:
É muito importante contar histórias para as crianças de diferentes maneiras. Você pode ler o livro, mas vc tb pode contar história sem apoio visual e assim treinar a escuta e compreensão sem a ajuda das imagens. Nossos alunos tb adoram quando contamos histórias com sombras. E outra maneira de contar histórias é com objetos.
Neste caso, pegamos miniaturas dos mesmos animais que aparecem no livro, uma boneca para fazer a personagem principal (Handa), outra boneca (não está na foto) para fazer a amiga de Handa (Akeyo), uma cesta e pequenos pompons coloridos para representar as frutas. Ao invés de apenas contar a história utilizando estes materiais, convidamos os alunos a participarem. Todos puderam ajudar. Um de cada vez por exemplo colocou um pompom na cesta de banda e disse qual fruta era (e aqui não estávamos preocupados em fazer tudo igual no livro, então cada criança "inventou" a fruta que queria para colocar na cesta). Assim como nós improvisamos com pompom no lugar de frutas, vcs tb podem ir atrás de objetos em casa para recontar alguma história que seu filho goste muito e o melhor de tudo: ele irá participar!! Diversão garantida!!
SONGS:
AFRICAN PLAYGROUND - PLAYLIST (12 SONGS)
ART:
Binoculars: Pedimos para que cada aluno trouxesse 2 rolinhos de papel higiênico. Cada criança pintou seus rolinhos e depois, montamos um binóculo. Grudamos os rolinhos, fizemos furo e passamos barbante para que pudessem pendurar no pescoço. Este binóculo foi utilizado depois em uma brincadeira e cada aluno levou o seu para casa...
African Necklace: Tingimos diferentes tipos de macarrão* (furados no meio - de diferentes formatos e tamanhos - é legal ter variedade) e deixamos à disposição na mesa com pedaços de barbante para que cada criança criasse o seu colar, pulseira ou acessório para cabeça. Ficamos impressionadas com a concentração das crianças. Até os nossos pequenos alunos de 3 anos conseguiram fazer. Parece simples mas exige muita coordenação motora e paciência. Amaram! Esta atividade fez muito sucesso.
*Como tingir macarrão: pegamos um pouco de álcool gel e colocamos algumas gotas de corante alimentício (gel). Misturamos em uma tigela e acrescentamos o macarrão (cru). Mexa bem com uma colher até que todo macarrão esteja tingido (mas vc tb pode fazer a mistura em um ziploz, acrescentar o macarrão e sacudir para tingir todo o macarrão no saco). Espalhe em uma bandeja para secar. Espere secar completamente antes de usar.
Face Painting:
GAMES:
Animal Safari (Orchard Toys):Face Painting:
Neste jogo, cada jogador ou dupla irá movimentar seu jipe pelo tabuleiro a procura de animais (monkey, aligátor, warthog, meerkat, flamingo, hippopotamus, elephant, giraffe, lion). Em determinados pontos do tabuleiro, o jogador pode pegar uma carta. cada carta contem a imagem de um, dois ou três animais. Ao fim do Safari contamos quantos animais (e não cartas) cada um achou. Aquele que tiver encontrado mais animais vence em primeiro lugar.
Safari - I Spy:
Para quem não conhece, "I SPY" é uma brincadeira bem famosa. Simples de brincar. Que não requer nenhum tipo de preparo ou material. Vc pode brincar em casa, num parque, num restaurante... Uma pessoa diz: "I spy with my little eye..." e completa a frase dizendo algo que a outra pessoa terá que achar. Exemplo: "I spy with my little eye something blue" ou "I spy with my little eye something round".
Aqui nós fizemos uma mistura da brincadeira com o tema Safari. Montamos um jipe com os caixotes. Cada criança estava com o seu binóculo (que foi feito em outra aula). Um aluno de cada vez escolhia uma miniatura de animal (pegamos diversos animais que encontramos em um safari pela Africa) para esconder pelo jardim. Outra criança tinha seus olhos vendados para não ver onde animal foi escondido. E então a criança que tinha escondido dizia: "I spy with my little eye a girafa". E a criança que estava com os olhos vendados saia a procura do animal... Todos tiveram a oportunidade de esconder e procurar.
COOKING CLASS:
A última aula do mês, marcou o nosso último dia na África. Visitamos um vilarejo no Kenya e aprendemos a fazer uma receita de panqueca africana. Na aula anterior havíamos lido a história "Mama Panya's Pancakes - a village tale from Kenya". Na história Mama Panya e seu filho Adika saem para comprar ingredientes para fazer a panqueca e no caminho até o mercado Adika convida todos os amigos que encontram. Mama Panya fica preocupada pois não terão ingredientes suficiente para fazer panquecas para tantas pessoas. Ao fim tudo da certo, cada convidado que chega tb trouxe algo para dividir com todos: peixe, leite, manteiga e um dos amigos trouxe inclusive mais farinha para a panqueca.
No fim do livro tem a receita. E então todos os alunos ajudaram a misturar os ingredientes. A receita é bem simples e fácil (vejam abaixo). Resolvemos cozinhar exatamente como Mama Panya na história: usando uma fogueira ao ar livre (infelizmente chuva atrapalhou uma das nossas turmas e cozinhamos a panqueca dentro da sala em um cooktop... mesmo assim todos se divertiram!).
Massa pronta, sentamos em roda em volta da fogueira, ouvimos músicas africanas (playlist disponível acima) e cozinhamos as panquecas. Algumas crianças comeram a panqueca pura. Outros com geléia ou uma pasta de ricota com cebolinha e salsinha. Uma delícia!! Ficamos muito contentes com o sucesso que foi. Quase todos os nossos alunos experimentaram e a maioria amou!! Repetiu!! e se tivesse mais comeria mais....rs
Vale a pena fazer em casa e inventar outros recheios tb!!
MAMA PANYA'S PANCAKES:
Ingredients:
- 1 1/4 cups plain flour
- 2 cups cold water
- 1/3 cup vegetable oil
- 1/2 teaspoon salt
- 1/2 teaspoon nutmeg
- 1/2 teaspoon red chili pepper (flakes)
Directions:
- In a bowl, mix all of the ingredients with a fork (the batter will be very thin like crêpe batter)
- Preheat a nonstick pan (no oil is needed) at a medium to low setting.
- Ladle 1/4 cup of batter into the center of the pan. Tilt the pan to spread the batter to about the size of a grapefruit.
- Cook until you see tiny bubbles in the pancake, then gently flip it over.
- When the second side begins to pop up from the heat, the pancake is ready.
*These pancakes are pretty versatile and can be filled with sweet or savory . If you want something sweet, you can spread jam inside your pancake or for a savory taste -- tuna salad (see recipe at the back of the book). These pancakes are pretty versatile and can be filled with a variety of deliciousness depending on what you're in the mood for.
EM PORTUGUÊS:
Ingredientes:
- 1 1/4 xícara de farinha de trigo
- 2 xícaras agua fria
- 1/3 xícara óleo vegetal
- 1/2 colher chá de sal
- 1/2 colher de chá de noz moscada
- 1/2 colher de chá de pimenta malagueta (flocos) - não utilizamos
Preparo:
- Em uma tigela misture todos os ingredientes com um garfo (a massa fica bem fina e líquida, como massa de crepe).
- Pré-aqueça uma frigideira anti-aderente (não é necessário colocar óleo na frigideira) - fogo médio.
- Despeje 1/4 xcc da massa no centro da frigideira. Incline a frigideira para espalhar a massa.
- Cozinhe até que pequenas bolhas se formem na panqueca (aproximadamente 5 minutos). Então vire a panqueca.
- Quando o outro lado começar a formar bolhas a panqueca está pronta.
*Estas panquecas são bem versáteis e podem ser recheadas com algo doce ou salgado. Fica uma delícia! Nós usamos geléia e tb preparamos um delicioso patê de ricota com cebolinha e salsinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário