INFORMAÇOES

Informações Gerais e Normas 2017 (clique aqui)

22 de agosto de 2016

STONE SOUP & SNOWY DAY VEGETABLE SOUP


Ano passado fizemos essa sequência de atividades pela primeira vez. Ficamos muito contentes com o resultado. As crianças adoraram fazer a sopa durante a aula. Além disso, muitos alunos experimentaram sopa pela primeira vez, outros que diziam não gostar de sopa experimentaram e gostaram... foi um sucesso!!

Resolvemos então repetir!! Este ano, além de ler a história "Stone Soup", lemos tb outras histórias sobre sopa como: "Soup Day" e "Growing Vegetable Soup". Com algumas turmas iremos fazer a receita da "Stone Soup" e com outras turmas vamos testar a receita "Snowy Day Vegetable Soup" (disponível no livro "Soup Day").



Com as duas receitas o processo foi bem similar. Após leitura da história fizemos um sorteio para ver qual ingrediente cada aluno irá trazer no dia da nossa "cooking class".

Este mês nosso tema é FOOD & NUTRITION e temos falado muito sobre o assunto, sobre alimentos saudáveis que podemos comer todos os dias e sobre aqueles alimentos que devemos comer apenas "once in a while". A sopa é um ótimo exemplo de "healthy food". Cheia de legumes, ela é extremamente nutritiva e deliciosa. Muitas crianças apresentam resistência para comer legumes. E a sopa é ótima para mudar isso. Pode ser que na sopa a criança coma os legumes!

Abaixo vcs podem ver a nossa receita da "Stone Soup"(e em breve publicaremos aqui tb a receita da outra sopa). Mas é muito simples. E vc pode improvisar com ingredientes que tenha em casa. É basicamente o seguinte: cortar todos os legumes, misturar tudo numa panela com água e caldo de carne (ou outro de sua preferência), temperar (nós aqui utilizamos apenas sal e pimenta) e deixar cozinhando. No fim acrescentamos macarrão (optamos por "alphabet pasta" pq as crianças gostam! rs). Prefere sopa sem pedaços? Bata tudo no liquidificador (e acrescente macarrão, se quiser, depois).

Atenção ao CALDO que vc utiliza na sua receita. Não podemos falar em alimentação saudável e utilizar caldos industrializados.  "Eles até podem deixar sua sopa saborosa, mas não fazem bem algum para a saúde, já que são lotados de sal, glutamato monossódico e outras químicas que acabam com a saúde de qualquer um!" (pat.feldman.com.br). A culinarista Pat Feldman disponibiliza diversas receitas em seu site, inclusive de "caldos caseiros". Admiro muito o trabalho dela. Infelizmente ainda não consegui me organizar para fazer uma receita de caldo. Mas ainda bem que ela aceita encomendas!! rs Não poderíamos preparar a sopa por aqui com caldos industrializados. Falei com a Pat e 2 dias depois fui buscar a minha encomenda!! Quem tiver interesse, clique aqui para comprar com ela. Uma maravilha!


SOUP DAY

Nesta história, uma menina e sua mãe saem para comprar ingredientes para preparar uma sopa pq é "soup day". A menina ajuda a mãe a escolher os legumes e elas voltam para casa com todos os ingredientes necessários. A menina lava os legumes e sua mãe corta. Ela pode ajudar a cortar alguns legumes que não são tão duros com uma faca plástica. Depois, elas começam a preparar a sopa. Enquanto a sopa não fica pronta as duas brincam. E então elas sentem um delicioso aroma de sopa pela casa. A sopa está pronta!! A menina pode escolher qual tipo de macarrão ela quer colocar na sopa (ela escolhe "alphabet pasta"). Juntas, mãe e filha, guardam os brinquedos, o pai chega em casa e todos sentam para jantar sopa!
Ao fim da história tem a receita (snowy day vegetable soup). E qdo terminamos de ler, os alunos sempre falam que ficaram com vontade de tomar sopa (confesso que o mesmo aconteceu comigo quando, sozinha, li este livro pela primeira vez. haha)

Em breve a receita estará disponível aqui .



STONE SOUP 


É uma história com diferentes versões ao redor do mundo. Esta história já foi traduzida em diversas línguas.

No livro que temos aqui, um grupo de viajantes chega até um vilarejo e não são bem recebidos pelos moradores. Estes sugerem que os viajantes sigam seu caminho pois o inverno tem sido muito rigorosos, eles estão pobres e não tem comida para oferecer.
Os viajantes então dizem que irão preparar uma deliciosa "stone soup" e que podem inclusive dividir a sopa com todos. Pegam um grande caldeirão e uma pedra que está embrulhada em um pano. Todos indagam se esta sopa é boa, já que nunca experimentaram. Os viajantes a descrevem como sendo a sopa mais deliciosa que existe. E explicam que precisam apenas de lenha para fazer o fogo. Um dos moradores diz que pode fornecer um pouco de lenha em troca da sopa. Eles enchem o caldeirão com água, e colocam a pedra dentro. O cozinheiro experimenta a sopa e todos querem saber se está boa. Ele diz que não está muito boa, pois falta sal. Outro morador do vilarejo se oferece para trazer sal. Cada vez que o  cozinheiro experimenta a sopa ele diz que falta um determinado ingrediente para que a sopa fique ainda mais gostosa. E assim, os moradores do vilarejo contribuem com os ingredientes necessários (como cenoura, cebola, salsinha, batata…). Finalmente a sopa fica pronta e está deliciosa. E o melhor de tudo: tem sopa suficiente para todos repetirem até 3 vezes!! No dia seguinte os viajantes se despedem. Todos ficam tristes com sua partida. Antes de irem embora eles entregam a pedra para que os moradores possam continuar cozinhando e ressaltam que para que funcione eles devem cozinhar juntos e cada um deve trazer um ingrediente. Todos no vilarejo ficam alegres e já começam a planejar a próxima refeição. Os viajantes partem e quando já estão fora de vista eles param e pegam uma pedra que está no meio da estrada. "Just in case", eles dizem.

Já lemos a história para várias turmas. E as crianças adoraram! 
Conversamos sobre a história, fizemos perguntas aos alunos… tivemos respostas muito interessantes. Um aluno chegou a dizer que achava que não era uma pedra que eles usaram pra fazer a sopa e sim uma batata "disfarçada" de pedra. haha
Tivemos tb um aluno que voltou da escola para casa com um saquinho com pedras e pediu para sua mãe fazer sopa. rs

Algumas das perguntas feitas:

What would stone soup taste like without any vegetables?
What makes the soup so delicious?
Is the stone used to make the soup a special magic stone?
Was the stone the most important ingredient?

Algumas turmas perceberam que a pedra não foi importante para o preparo. Ela serviu apenas para que cada morador trouxesse um ingrediente e ajudasse no preparo da sopa. O que fez a sopa ficar boa foi ter vários ingredientes e a ajuda de todos no preparo. Outras turmas acharam que a pedra era sim fundamental para o preparo pois sem ela a sopa não se chamaria "stone soup". Algumas crianças ficaram em dúvida se a pedra seria realmente mágica ou não.

No dia do preparo da sopa (utilizamos uma panela elétrica para que assim todos pudessem colocar e misturar os ingredientes) aproveitamos para fazer uma pequena encenação: a professora faz o papel de viajante e os alunos são os moradores da vila. 
Assim que os alunos chegam com seus ingredientes já começamos a cortar. 
Iniciamos a nossa sopa apenas com água e a PEDRA. Sim, colocamos uma pedra na panela*

A professora experimenta a sopa e os alunos perguntam: "Is it good?". Ela responde: "Not bad. But we need some carrots". E então o aluno que trouxe o ingredientes diz: "I have carrots!" e coloca na panela. A professora experimenta de novo e os alunos perguntam: "Is it good?". Ela responde: "Mmn! Much better! If only we had some potatoes...". E outro aluno diz: "I have potato!" e coloca seu ingrediente na panela. Continuamos até que todos os ingredientes sejam colocados na panela (neste momento eu retiro a pedra da panela sem que as crianças percebam) e então colocamos a tampa na panela e vamos brincar.
Um dos jogos que gostamos de jogar neste momento de espera é justamente o "Stone Soup Board Game". É um jogo cooperativo em que todos juntos devem achar os ingredientes (é preciso achar duas cartas com mesmo ingrediente para colocar no caldeirão, como num jogo da memória) para preparar a sopa antes que o fogo se apague.


Além de tomar um pouco da sopa aqui, durante o lanche, Cada aluno tb levou um potinho com um pouco da sopa para casa.

*Qdo decidimos que iriamos preparar a sopa com os alunos eu imediatamente pensei que seria interessante colocar a pedra de verdade. Fiz uma extensa pesquisa sobre isso e vi que nos EUA esta atividade é bem comum nas escolas após a leitura deste livro. Descobri tb que várias pessoas inclusive fizeram a sopa com uma pedra de verdade dentro. Mas era preciso higienizar a pedra antes e utilizar de preferência uma pedra lisa. Peguei então uma pedra no meu jardim, lavei e deixei a pedra em uma panela com água fervendo por muito tempo para garantir ainda mais a limpeza. Outra ideia que tb vi algumas pessoas usarem: colocar uma batata inteira, com casca, no lugar da pedra.







STONE SOUP RECIPE

PS: we used an electric pot (soup mode) - similar to a crock-pot.

Ingredients:
  • water (5 cups)
  • 1 onion (chopped)
  • 2 carrots (diced)
  • 3 potatoes (diced)
  • Broccoli (150g - chopped)
  • Leek (sliced)
  • Peas (150g)
  • Salt and Pepper
  • Parsley (fresh - 2 tablespoons chopped)
  • Beef stock (1 cup) - we used a homemade beef stock
  • Pasta (optional)
Directions:
  1. Put the water and beef stock into your crock-pot and turn it on (soup mode).
  2. Add all the ingredients.
  3. Cover and cook for 40 minutes (or until vegetables are tender)
  4. Add 2 cups of the soup into the blender and mix until smooth.
  5. Return the mixture into the pot. 
  6. Add pasta (if desired) and cook for a few more minutes.
  7. Enjoy!!
EM PORTUGUÊS

PS: Usamos uma panela elétrica (modo sopa)

Ingredientes:
  • água (5 xícaras)
  • 1 cebola (picada)
  • 2 cenouras (picadas)
  • 3 batatas (picadas)
  • Brocolis (150g - picado)
  • Alho-poró (picado)
  • Ervilha fresca (150g - pode ser a congelada. Não utilizar a ervilha de lata)
  • Sal e pimenta
  • Salsinha (fresca e picada - 2 colheres sopa)
  • Caldo de carne (1 xícara) - nós usamos um caldo caseiro*
  • Macarrão (opcional) 
* Caldo caseiro feito pela culinarista Pat Feldman. Se vc não tem tempo para fazer o seu pode encomendar com ela. Clique aqui.

Preparo:
  1. Coloque a água e caldo de carne na panela. Ligue no modo sopa. 
  2. Adicione todos os ingredientes.
  3. Tampe e cozinhe por 40 minutos (ou até que todos ingredientes estejam macios)
  4. Acrescente 2 xícaras da sopa no liquidificador e bata tudo até que a mistura fique homogênea.
  5. Coloque a mistura do liquidificador de volta na panela e misture.
  6. Acrescente o macarrão (se desejar) e cozinhe por mais alguns minutos. 
  7. Bom apetite!


Caldo caseiro feito pela culinarista Pat Feldman
















































SalvarSalvarSalvarSalvar

Nenhum comentário:

Postar um comentário