INFORMAÇOES

Informações Gerais e Normas 2017 (clique aqui)

27 de agosto de 2016

Market Pretend Play

Uma das atividades que fizemos este mês com algumas turmas foi: "Market Pretend Play".

Todas nossas atividades envolvem sempre um jogo ou brincadeira. Porque o brincar está relacionado ao prazer. Brincar é necessário para a criança. As crianças aprendem através da imaginação. 

O brincar de faz-de-conta é um componente vital para o desenvolvimento infantil. A criança desenvolve inúmeras habilidades ao brincar de faz-de-conta e pode explorar seus sentimentos de uma maneira segura.

Em 2010 escrevi o artigo "O Brincar na Escola" para a revista de educação Avisa Lá. Destaco a seguir um trecho (quem quiser ler o artigo na íntegra, ele está disponível aqui):

"Estudos realizados em Antropologia, Sociologia, Psicologia e Linguística tem apontado que brincar é o principal modo de expressão da infância. Brincando, a criança aprende a viver e a se desenvolver... é durante a brincadeira que os pequenos tem a oportunidade de explorar o mundo, ampliar a percepção sobre ele e sobre si, organizar o pensamento e trabalhar os afetos. Diferentes pesquisadores apontam o faz-de-conta como o responsável por promover a capacidade de imaginar e criar. Nesses momentos lúdicos, a criança representa situações vivenciadas (ou que gostaria de vivenciar) e, assim, se relaciona com seus pares. É também nessa hora que ela pode se comportar de maneira mais avançada em relação à sua idade. Ela aprende a desempenhar papéis, a reproduzir gestos e falas de pessoas ou de personagens de histórias e a inventar roteiros por meio das linguagens corporal, musical e verbal".

Todos os alunos (de diferentes idades) amaram!! 

Começamos a brincadeira com a SHOPPING LIST. Cada aluno fez a sua, escolhendo produtos disponíveis no nosso Mini Market. Todos desenharam o que iriam comprar e os ajudamos com a escrita.

Feito isto, cada aluno recebeu PRETEND MONEY & CREDIT CARD e também pode escolher se iria fazer suas compras utilizando uma SHOPPING BASKET ou SHOPPING BAG. 

As crianças tiveram a oportunidade de desempenhar 2 papéis na brincadeira. Puderam ser o cliente, comprando no mercado, e também funcionário, trabalhando no caixa do mercado. 

Alguns já nos perguntaram de onde veio nosso acervo de PRETEND FOOD. Gostamos muito dos brinquedos da Melissa & Doug (como: Fridge Food Set,  grocery cans, Fridge FillersGrocery Boxes, Farm Fresh Fruit). O nosso Vegetable Set é de tecido (da Ikea).







































Nenhum comentário:

Postar um comentário