INFORMAÇOES

Informações Gerais e Normas 2017 (clique aqui)

21 de agosto de 2015

Montessori Inspired - Smelling Jars

Para Maria Montessori, a educação sensorial deve anteceder a educação das atividades intelectuais, pois é através dos sentidos que a criança entra em contato com o mundo exterior.

É através do toque que as crianças exploram o mundo ao seu redor. Já repararam como as crianças mexem em tudo? 

Mas é preciso tb educar os outros sentidos. E Maria Montessori propôs uma série de exercícios e desenvolveu diversos materiais para auxiliar este processo.

Resolvemos trabalhar com olfato e para isso nos inspiramos nas famosas "smelling jars" Montessorianas. Tradicionalmente a proposta é apresentar 6 aromas diferentes em pequenos potes (12 potes no total - cada aroma tem seu par). As crianças devem conseguir identificar os aromas iguais e agrupa-los em pares.

Nós alteramos um pouco esta proposta e apresentamos 9 aromas (em 9 potes) e suas imagens correspondentes. As crianças tinham que tentar identificar os aromas.

Em alguns potes utilizamos um pequeno pedaço de algodão com algumas gotas de essência (strawberry, orange, banana, lemon, cheese). Em outros potes optamos por não utilizar a essência (coffee, chocolate, cinnamon, basil). Como os potes que tínhamos à disposição eram todos transparentes, nestes últimos as crianças tinham que fechar os olhos (evitando assim que pudessem ver o que estava dentro do pote).

As crianças estão adorando! Foi super interessante pq diversas crianças, ao cheirar o pote com essência de morango, diziam que era: iogurte, bala, chiclete, xarope… Aproveitamos para explicar que em diversas balas, chicletes, pirulitos e etc esta essência, artificial, é utilizada para dar o aroma desejado.

Tb tivemos diferentes reações com os aromas. Alguns odiaram o pote com aroma de "cheese" (diziam ter cheiro de "chulé" ou de "queijo estragado") e outros amaram, escolhendo como seu favorito! rs

Tivemos um aluno que ao cheirar o pote com a canela em pó disse: "é aquela coisa que o nome parece cinema" (cinnamon). Haha

Futuramente pretendemos trocar os aromas e tb trabalhar com os aromas em pares, para que as crianças identifiquem os aromas iguais.

É uma atividade super simples, da pra fazer em casa, com poucos materiais e as crianças curtem muito!




Um comentário: