29 de junho de 2017

Happy Birthday Cecília!!

Semana passada comemoramos o aniversário da Cecília. Ela estava animadíssima!! Iniciamos a aula preparando o "birthday cake" do sabor que ela queria: "carrot cake". Todos ajudaram a preparar. Cecilia tb escolheu a assadeira no formato de "flower". 

Enquanto o bolo assava, Cecilia escolheu do que queria brincar. Ela queria um jogo em que todos fossem do mesmo time. Mostrei algumas opções de "cooperative games" que temos e ela escolheu um que jogamos no ano passado: "Stone Soup Game". Este jogo foi inspirado na famosa história de mesmo nome. E ano passado, contamos a história para nossos alunos, jogamos o jogo e tb preparamos esta deliciosa sopa (leia mais sobre esta atividade aqui). Todos ficaram com vontade de repetir a receita. No jogo, o objetivo é encontrar todos os ingredientes para colocar no caldeirão antes que o fogo se apague. Diversas cartas são espalhadas sobre o tabuleiro (viradas para baixo). Cada carta contem a imagem de um ingrediente , temos uma carta da "magic stone" e temos tb 10 cartas "fire out". Vencemos o jogo se conseguirmos encontrar os pares de todos os ingredientes. As cartas "fire out" nos atrapalham. Se as 10 cartas forem viradas o fogo se apaga e não temos como fazer a sopa. Então precisamos encontrar todos os ingredientes antes do fogo se apagar. A carta "magic stone" é o coringa. Se encontrarmos ela podemos utiliza-la para eliminar uma das cartas "fire out". Quando jogamos tivemos sorte pois o Pedro logo no início encontrou a "magic stone". Quase perdemos o jogo... Mas o Pedro utilizou a pedra mágica e conseguimos manter o fogo aceso. Encontramos todos os ingredientes e preparamos uma deliciosa "stone soup". 

Assim que terminamos o jogo o bolo já estava pronto. Começamos o nosso "snack" comendo frutas e Cecília foi a "helper". Ela ajudou a cortar a maçã e serviu os amigos. Em seguida cantamos "happy birthday" e comemos o delicioso "carrot cake". 

Cecília tb escolheu a história que queria ouvir: "Stone Soup"! Quase todos da turma já conheciam mas foi muito gostoso relembrar esta história. Ao fim da história todos estavam em dúvida sobre a "stone" usada para fazer a sopa. Era uma pedra mágica ou não? Foi muito legal ve-los discutindo e falando suas hipóteses. Acabaram concluindo que a pedra não era especial e o que importava realmente era que cada um contribuísse com um ingrediente e que todos preparassem a sopa juntos! :)









SaveSaveSaveSave

Nenhum comentário:

Postar um comentário