7 de novembro de 2016

OCTOBER THEME: HALLOWEEN

Mês passado planejamos diversas atividades e jogos relacionados com o nosso tema: HALLOWEEN.

As atividades foram planejadas sempre levando em conta a faixa etária de cada turma. Nem todas as atividades descritas a seguir foram feitas com todas as turmas. 



Abaixo vcs podem ver um pouco do que tivemos...



CLASSROOM DECORATION:


MYSTERY CAULDRON:

Logo na primeira aula do mês nossas salas já estavam todas decoradas. Os alunos já sabiam que durante este mês o nosso tema seria Halloween. Mesmo assim quisemos realizar a atividade com a "mystery box" que todos adoram. Na verdade tivemos um "mystery cauldron": pegamos um caldeirão plástico e colocamos gelatina dentro. Tb colocamos alguns brinquedos como: bat, spider, rat, ghost, skeleton, witch. Cobrimos o caldeirão com um plástico preto e deixamos apenas uma pequena abertura para que colocassem a mão dentro (mas de maneira que não desse para ver o que tinha dentro). Um de cada vez deveria colocar a mão dentro, pegar um objeto e tentar adivinhar o que era, sem olhar. 



STORIES (books and Dvds):
















SONGS:



KNOCK KNOCK, TRICK OR TREAT

KNOCK KNOCK, TRICK OR TREAT - PART 2

CAN YOU MAKE A HAPPY FACE?

5 LITTLE PUMPKINS

SHAKE DEM HALLOWEEN BONES

GO AWAY!

GO AWAY, SPOOKY GOBLIN!

WHO TOOK THE CANDY?

HELLO, MY FRIENDS

GOODBYE, MY FRIENDS

A STORYBOTS HALLOWEEN


GAMES:

Halloween Game:

Este jogo foi criado aqui especialmente para o Halloween e as crianças adoram! (clique aqui para imprimir o seu e montar em casa) Cada aluno recebe seu próprio tabuleiro. O objetivo é conseguir montar o seu cenário de Halloween com: decoration; trick-or-treater; candy; jack-o-lantern; haunted house; trick-or-treat bag. Todos os ítens são espalhados na mesa, separados por categoria. Um de cada vez deve girar a roleta e pegar o item correspondente. Porém, se ao girar a roleta a seta parar sobre "Boo", todos as crianças gritam BOO! e o jogador fica uma rodada sem jogar.




Halloween Race:

Criamos este jogo há um tempo atrás e sempre faz muito sucesso. É um jogo super simples e que pode ser criado com outros temas tb e as crianças amam! Pegamos imagens de "trick-or-treaters" (são 6 imagens de crianças fantasiadas para o Halloween. As fantasias são: witch, cat, pumpkin, skeleton, frankenstein, devil). Colamos as imagens em palitos de sorvete e prendemos a pedaços de EVA colorido para que os personagens parassem em pé como um peão de jogo. Para o tabuleiro pegamos uma cartolina, recortamos diversos círculos coloridos e fizemos um caminho para cada personagem (cada caminho de uma cor). Ao fim, colamos uma imagem de "Haunted House". Cada personagem deve andar pelo seu caminho até chegar a casa para falar "Trick-or-treat". O dado para este jogo não tem números e sim cores (as mesmas cores utilizadas para cada personagem). Cada jogador não escolhe um personagem para movimentar (pois todos os jogadores irão movimentar todos os personagens). É preciso apenas escolher um personagem e torcer para que ele seja o vencedor! Um de cada vez joga o dado e movimenta o personagem da cor correspondente. Quando um personagem chega até a "haunted House" todos dizem: "Trick-or Treat!". É Super divertido!! Todos ficam torcendo para que o personagem escolhido chegue em primeiro lugar!




Little Magicians:

Neste jogo, todos movimentam o grande "wizard", Merlin, pelo tabuleiro. O tabuleiro possui 3 engrenagens. Em cada engrenagem colocamos 3 chapéus. E embaixo de cada chapéu uma ficha com a imagem de um animal (cat, raven, dragon, owl, bat, frog). Os jogadores podem ver onde cada animal foi colocado pois depois terão que utilizar sua memória para localizar os animais...O caminho por onde Merlin irá andar possui uma imagem de animal em cada "casa". Um de cada vez joga o dado e movimenta Merlin. E então é preciso encontrar o animal correspondente à "casa" em que Merlin está. O jogador então precisa se lembrar onde aquele animal se encontra. Com a varinha mágica (que possui um imã na ponta) o jogador deverá falar o feitiço (simplificamos o feitiço que está nas regras dos jogo para facilitar): "Frog's tongue, spider's legs, I see a ______(name of the animal) under the hat". E então, utilizar a sua "magic wand" para levantar o chapéu escolhido. Se a imagem sob o chapéu for a correta aquele jogador ganha uma estrela (estrela = ponto). Desta vez porém jogamos como um time. Então cada estrela que o jogador ganhava era para todo o time (e nosso objetivo era conseguir 10 pontos). No dado, além de números temos tb um símbolo. Ao jogar o dado e tirar este símbolo deve-se girar as engrenagens (o que dificulta a localização dos animais pois as 3 engrenagem giram, mudando tudo de posição).


Don't wake the ghosts:

Depois do sucesso do jogo "Don't wake Mr Shark", resolvemos criar o "Don't wake the Ghosts!".
É uma especie de jogo da memória. Temos 2 cartas com imagem de "jack-o-lantern", 4 cartas com "ghost" e 26 cartas com "spider". Todas as cartas são misturadas e espalhadas na mesa, viradas para baixo. Todos os jogadores fazem parte de um mesmo time e o objetivo é conseguir achar o par de "jack-o-lantern" antes de acordar todos os fantasmas. Quando o par de "jack-o-lantern" é encontrado o jogo termina. Um de cada vez deve virar duas cartas. Se forem 2 aranhas, forma-se um par e estas cartas são retiradas do jogo. Se um das cartas viradas for um fantasma significa que este fantasma acordou. A carta fica virada para cima. Se o jogador encontrar uma aranha e a abóbora, a carta da abóbora fica virada para cima e a da aranha é virada para baixo. Resta agora achar apenas a outra carta de abóbora para terminar o jogo. Se antes disso as 4 cartas de fantasma estiverem viradas para cima significa que a vitória é dos fantasmas...



It's the Great Pumpkin, Charlie Brown:

Nossos alunos adoram este filme!! E nós tb!! Quando vi que existia o jogo não resisti e comprei!!
Cada aluno irá movimentar um personagem (Snoopy, Charlie Brown, Sally, Lucy). Todos irão sair para fazer "Trick-or-treat". Aquele que conseguir ganhar 5 doces poderá colocar a sua "Halloween costume" e assim terminar o jogo! Mas assim como acontece com Charlie Brown no filme, pode-se ter muito azar e ganhar "rock" ao invés de "candy"...



CREATE YOUR JACK-O-LANTERN:

Utilizamos cartolina laranja e verde para recortar as abóboras (depois plastificamos cada uma para aumentar durabilidade).

Com cartolina preta fizemos diferentes tipos de olhos, nariz e boca. Tb plastificamos cada parte.

Deixamos tudo na mesa para que cada aluno brincasse de criar a sua jack-o-lantern. Eles adoraram! Fizeram "happy face", "sad face", "mean face"...

PS: Recortamos todas as peças com a ajuda da Silhouette Cameo.



ZOMBIE BLOOD:

Ano passado tb fizemos esta atividade. Todos adoraram!! Quer dizer, quase todos...rs Alguns se recusam a mexer na nossa meleca (mesmo depois que contamos o que é...)
Utilizamos um grande recipiente retangular e colocamos o nosso "zombie blood" dentro. Pegamos alguns brinquedos pequenos (witch, cat, bat, ghost, skeleton, cauldron) e escondemos sob a meleca. Trocamos a lâmpada da sala por lâmpadas de luz negra. Fechamos as venezianas para que a sala fique bem escura. Um de cada vez deve tentar encontrar um brinquedo escondido...

Como fazer o seu "zombie blood": Maizena + Àgua. Nós tb utilizamos um pouco de tinta de caneta marca-texto para que a nossa meleca brilhasse sob a luz negra.

Em um recipiente coloque 2 xícaras de maizena. Acrescente água aos poucos e vá mexendo com as mãos. Se a mistura estiver muito líquida acrescente mais maizena. Se estiver muito dura, acrescente mais água. E se não quiser fazer com a tinta da caneta marca-texto, pode usar corante da cor que desejar (costumamos utilizar corante alimentício).




ARTS & CRAFTS:


Mummy:

Pegamos cartolina preta e recortamos um "boneco" com formato parecido com o "gingerbread man".
Entregamos diversos pedaços de barbante para cada criança e tb "googly eyes" e assim cada um fez a sua "mummy".  Brincamos que era o "gingerbread man" fantasiado para o Halloween. haha


Stencil - finger paint:

Mais uma vez contamos com a ajuda da super máquina Silhouette Cameo para cortar STENCIL de pintura.

Cada criança escolheu uma imagem, prendemos os stencil na cartolina com fita crepe e as crianças pintaram com o dedo. Depois, retiramos o stencil e pronto!


Glow in the dark drawing:

Trocamos as lâmpadas da sala por lâmpadas de luz negra (black light). Fechamos as venezianas para que a sala ficasse bem escura. Acendemos a luz. Disponibilizamos canetas marca-texto de diferentes cores para que as crianças desenhassem. O resultado foi incrível!! As crianças ficavam fascinadas com o papel branco "brilhando" no escuro.




COLORING PAGES:

Fonte: Crazy Little Projects
Fonte: Teachers Pay Teachers
Fonte: Teachers Pay Teachers


Fonte: Crazy Little Projects


Fonte: Alex Brands

Fonte: The Pinning Mama

TRICK-OR-TREAT BAG:

Compramos sacolas de papel laranja. Recortamos diferentes tipos de olhos, nariz e boca e cada aluno fez a sua " Jack-o-lantern trick-or-treat bag" (no dia da nossa "Halloween Party" cada um levou a sua para casa recheada de surpresas).



SHADOW STORY:

Modificamos um pouco a história do livro "10 trick-or-treaters" e criamos a nossa "shadow story": "5 trick-or-treaters".




Pumpkin Cheesecake Snickerdoodles:

Mais uma vez entramos em contato com a SNACK IN THE BAG  para encomendar algo bem gostosos para o nosso lanche. Expliquei que como durante todo o mês o nosso tema seria Halloween queria algo bem gostoso feito com abóbora. A Fabi ficou super animada com o pedido e saiu testando receitas!! O vencedor foi esse biscoitinho que vcs podem ver abaixo. Feito com abóbora, canela e uma deliciosa cobertura de "cream cheese". Nossos alunos amaram!!! Começamos dando um pequeno pedaço para que experimentassem. E então perguntávamos se saberiam dizer do que era feito o "cookie". Alguns acertaram que tinha canela. Mas ninguém imaginava que era feito com abóbora. E muitos faziam cara de espanto quando contávamos que era um "pumpkin cookie".



Fonte: www.therecipecritic.com




SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Nenhum comentário:

Postar um comentário