INFORMAÇOES

Informações Gerais e Normas 2017 (clique aqui)

2 de junho de 2016

MAY THEME: DINOSAURS

Mês passado planejamos diversas atividades e jogos relacionados com o nosso tema: DINOSAURS!!

As atividades foram planejadas sempre levando em conta a faixa etária de cada turma. Nem todas as atividades descritas a seguir foram feitas com todas as turmas.

Abaixo vcs podem ver um pouco do que tivemos:

SONGS:


VELOCIRAPTOR


TYRANNOSAURUS  REX


TRICERATOPS


STEGOSAURUS


APATOSAURUS



DINOSAUR SONG


STORIES:






SNACK:

Entramos em contato com a Fabi da Snack in the Bag e contamos que o tema deste mês era DINOSAURS. Perguntamos se ela poderia fazer cookies em formato de dinossauro… lógico que ela amou a idéia! Ela ainda não tinha nenhum "cookie cutter" de dinossauro mas isso não foi um problema. Ela foi às compras com o maior prazer e nos trouxe deliciosos "sugar cookies". 
E na hora do lanche dizíamos aos alunos que o "cookie" maior era "mommy dinosaur" ou "daddy dinosaur" e os pequenos era um "baby dinosaur". Os alunos amaram!!!


GAMES:


Dinosaur Escape (Peaceable Kingdom)

É um jogo colaborativo em que os jogadores precisam ajudar os 3 dinossauros (Triceratops, stegosaurus and brachiosaurus) a escapar do vulcão. Para isso eles precisam chegar até uma ilha. No tabuleiro diversas cartas ficam espalhadas, viradas para baixo.  É preciso encontrar as cartas com imagens dos dinossauros antes do vulcão se formar. 



Dotty Dinosaurs (Orchard Toys)

Este jogo pode ser jogado de duas maneiras diferentes: cores ou formas geométricas.
Cada criança escolhe um dinossauro (que será o seu tabuleiro). De um lado estão as figuras geométricas e do outro lado apenas círculos coloridos. Todos os jogadores devem estar com o tabuleiro virado para o mesmo lado.

Então as peças são espalhadas na mesa (viradas para baixo). Um de cada vez joga o dado e deve tentar achar a peça correspondente. O primeiro a completar o seu tabuleiro com todas as peças é o vencedor.






Dinosaur Race (Orchard Toys)

Este jogo é uma espécie de Olimpíadas dos Dinossauros. O tabuleiro é uma grande pista de corrida. O primeiro a cruzar a linha de chegada recebe medalha de ouro. O segundo de prata e aquele que chegar em terceiro ganha medalha de bronze.
Diversas cartas são espalhadas na mesa e cada carta possui uma imagem de um dinossauro praticando algum esporte (ex: levantamento de peso, remo, natação…). A roleta tb tem as imagens dos diferentes esportes e a cada rodada é preciso encontrar na mesa as cartas que correspondem ao esporte indicado na roleta, contar as cartas e então movimentar o seu dinossauro na pista de corrida.




Shadow Guessing Game:

Recortamos algumas imagens de dinossauro (utilizamos a Silhouette Cameo pq facilita muito - mas vc pode recortar com tesoura). 
Colamos palito de churrasco em cada imagem e assim os nossos "shadow puppets" estão prontos.




Para fazer o seu teatro de sombra, vc pode utilizar uma caixa de papelão, recortar uma abertura e colar papel de seda (veja aqui como fazer).

www.estefimachado.com.br


www.ukkonooa.blogspot.com.br

Com o seu teatro de sombras prontos e os seus "fantoches" recortados, basta apagar a luz, acender uma lanterna (ou lampião) e começar a brincadeira!
Fizemos assim: uma criança de cada vez vinha até a mesa onde estava o nosso teatro de sombras e escolhia um dinossauro. Ao invés de colocar a imagem bem próxima do papel de seda, colocava a imagem próxima da lanterna (e longe do papel de seda). Com isso a sombra criada fica "fora de foco". As outras crianças tentavam adivinhar o que era. Aos poucos a imagem era colocada cada vez mais perto do papel de seda (e assim ficava mais nítida), até que alguém adivinhasse o que era.







RICE SENSORY PLAY:

1. Tingimos o arroz (cru) utilizando 2 tons de verde e tb tingimos na cor marrom. Tingimos 1 kg de cada cor*.
2. Colocamos o arroz em um recipiente bem grande e escondemos todos os dinossauros de brinquedo lá dentro.
3. Fizemos uma roleta com os 6 tipos de dinossauro (t-rex, apatosaurus, triceratops, spinosaurus, velociraptor, stegosaurus) e para cada dinossauro havia uma ação correspondente. 
4. Para dificultar tb brincamos com olhos vendados. A criança dizia qual dinossauro queria achar e sem olhar tentava acha-lo. Ou então, girava a roleta e depois, de olhos vendados, tentava achar o dinossauro.





*COMO TINGIR O ARROZ: em um recipiente coloque 4 colheres de sopa de vinagre com o corante (utilizamos corante alimenticio em gel). Acrescente alguma essência (caso contrário o seu arroz terá um forte cheiro de vinagre). Acrescente 4 xícaras de arroz (cru) e mexa bem com uma colher até que todos os grãos estejam tingidos. Depois, espalhe o arroz em uma travessa e deixe secar (lembre de dar uma mexida nele para secar melhor).

















DINOSAUR FOSSIL:

Todos os alunos AMARAM esta atividade!!
Primeiramente trouxemos um "fish fossil" de verdade e tb algumas imagens de fossil.
E então cada criança pode fazer o seu próprio fóssil de dinossauro.

Começamos preparando uma "salt dough" (receita abaixo). Que fica muito parecida com a massinha (playdough). Um pouco mais dura. Nós usamos corante marrom para fazer o nosso (mas cuidado para não colocar demais - queríamos que ficasse marrom claro pq depois as crianças iriam pintar o dinossauro com marrom escuro).
Cada criança recebeu um pouco de massinha, fez uma bola e achatou com a mão. Então, cada criança escolheu um dinossauro de brinquedo (é preciso passar o dinossauro na farinha para que ele não grude na massinha) para apertar na massa (cuidado para não apertar demais e furar a massa). Feito isto, escrevemos o nome de cada criança no fóssil (com um palito de dente) e levamos ao forno para assar (por aproximadamente 40 minutos)

O fóssil não fica duro como uma argila, mas fica bem firme. Na aula seguinte, cada criança pintou com tinta marrom o seu dinossauro, deixando assim ele mais destacado no seu fóssil. O resultado final ficou muito legal!! E as crianças amaram levar para casa o seu fóssil.

Vc tb pode fazer o seu fóssil de dinossauro ou de qualquer outro animal.


SALT DOUGH

INGREDIENTS:
  • 1 cup salt
  • 2 cups flour
  • 3/4 cup water
  • food coloring or paint (added to water) - optional
  1. In a large bowl mix salt and flour together.
  2. Gradually stir in water. Mix well until it forms a doughy consistency.
  3. Turn the dough onto the table and kneed with your hands until smooth and combined.
  4. Make your creations using the salt dough. You can use cookie cutters.
  5. Place the salt dough creations into the oven at 180ºC. The amount of time needed to bake depends on the size and thickness of the salt dough creations.
  6. You could also place your salt dough creations into a sunny dry space for several hours (or days) to allow the salt dough to completely dry out.
Em português:

INGREDIENTES:
  • 1 xícara sal
  • 2 xícaras farinha
  • 3/4 xícaras de água
  • corante alimentício ou tinta (adicionado à água) - opcional
  1. Em uma tigela mixture a farina e o sal.
  2. Aos poucos adicione a água. Misture ben até formar uma massa.
  3. Coloque a massa em uma mesa e sove bem até que ela fique macia e homogênea.
  4. Crie o que quiser com sua massing  Pode inclusive user cortadores de biscoito.
  5. Leve as suss criações ao forno (180ºC). O tempo necessário dependerá do tamanho e grossura das suas criações. 
  6. Você também pode deixar colocar em um local ensolarado por algumas horas (ou dias), até que a sua criação esteja completamente seca. 















DINOSAUR PUZZLE:


Adoramos esta idéia do blog Powerful Mothering que fez um simples quebra-cabeça, de poucas peças, com fotos dos dinossauros de brinquedo. Nós resolvemos cortar o nosso em 4 partes para não ficar tão fácil…

Também resolvemos criar o nosso próprio quebra-cabeça. Fizemos uns com mais peças e outros com menos (para ficar mais fácil).

Clique aqui para fazer download do pdf e imprimir e recortar em casa. Nós colamos o nosso em um  pedaço de papelão (fino), plastificamos e depois recortamos as tiras. E aí vc decide como cortar, quantas peças quer que seu quebra-cabeça tenha. Para os menores, você pode fazer apenas 4 ou 6 peças. e para crianças mais velhas vc pode dificultar e cortar tiras mais finas.





COLORING PAGES:

Clique aqui para fazer download do arquivo com as imagens para colorir.




DINOSAUR PAPER CITY:

Nós amamos as criações  do Joel Henriques (do blog Made by Joel). Especialmente as "paper cities". São incríveis!! Sua irmã (Lori Henriques) fez uma linda música de dinossauro (Dinosaur song) e ele fez as ilustrações para o "clip" dela. Então, ele resolveu aproveitar estas imagens para fazer uma "paper city" de dinossauros!!
Você pode imprimir as imagens abaixo clicando aqui.

www.madebyjoel.com


www.madebyjoel.com


PRINTABLES:

MAZE




Disponível no SPARKLYSTARS 




COLOR BY NUMBER




Disponível no Homemade Preschool 




SPOT THE DIFFERENCE



Disponível no Funcomet.


Ao longo do mês vários alunos vieram com roupas "temáticas"!! Haha
Adoramos!!



Um comentário:

  1. Many thanks for sharing such wonderful experiences with us! Love to know what is going on and what they are learning. Thanks again, Best Ricardo, father from Cecília Rondino

    ResponderExcluir