27 de março de 2015

The Mystery Box Project

Desde o início das aulas temos feito com algumas turmas o "game" da "Mystery Box". A cada dia escolhemos um tema e colocamos dentro da caixa objetos relacionados a ele: "animals", "fruits", um "story book", etc. As crianças cantam a "mystery box song" (disponível aqui) e todos têm a chance de segurar a caixa, avaliando se é leve ou pesada, e chacoalhá-la, tentando adivinhar o que tem dentro dela. Todos adoram a brincadeira!

Então, decidimos começar com uma de nossas turmas (Quarta 16h30 às 18h30) o "Mystery Box Project". Cada aluno fez um desenho para decorar a parte de cima da caixa, e todos ajudaram a pintar a parte de baixo usando tinta e escovas de dente. Foi muito divertido e o resultado ficou incrível! Fizemos um sorteio para definir em qual dia cada aluno levaria a "Mystery Box" para casa, trazendo-a de volta na aula seguinte com um objeto-surpresa de sua escolha dentro para os outros tentarem adivinhar. 

O primeiro a levar a caixa foi o Joca. Na semana passada ele a trouxe de volta e repetimos o "game", cantando "mystery box, mystery box, what's inside the mystery box?" e deixando que cada um segurasse um pouco a "Mystery Box", dando seu palpite do que achava que tinha lá dentro. Ninguém conseguiu adivinhar! Quando, finalmente, abrimos a caixa, vimos que o Joca tinha trazido uma pequena planta de plástico amarela. Ele nos contou um pouco sobre seu brinquedo e explicou que o escolheu com a ajuda do irmão, que deu essa sugestão porque achou que seria bem difícil os outros adivinharem. 




Dando continuidade a esta atividade, Tomás trouxe a "Mystery Box" com sua "surprise" dentro na última aula. Ele estava morrendo de vontade de contar para os "friends" o que tinha trazido, mas pedi que esperasse um pouco para que todos tivessem a chance de tentar adivinhar. Cantamos a "song" e todos seguraram um pouco a "Mystery Box", mas ninguém conseguiu descobrir o que tinha lá dentro. Então, abrimos a caixa e vimos que o Tomás havia trazido um boneco de M&M que toca saxofone. Ele nos contou que comprou este brinquedo em uma viagem, no aeroporto. Todos se divertiram muito dançando ao som da música!

A próxima aluna a trazer sua "surprise" será a Sofia.



Chegou a vez da Sofia levar a "Mystery Box" para casa e trazer sua "surprise". Ela estava tão empenhada em guardar segredo que só começou a dar dicas quando eu pedi. A primeira coisa que todos perceberam ao segurar a caixa e cantar a "song" foi que a "surprise" que ela havia trazido era mais pesada do que as outras. Depois de muitas tentativas sem sucesso de adivinhar o que tinha dentro da "Mystery Box", Sofia começou a dar dicas para seus colegas. Mesmo assim, ninguém conseguiu descobrir! Abrimos a caixa e lá estavam vários potes de "playdough"! Aproveitamos a "surprise" e colocamos a mão na massa! 



A segunda "Mystery Box" do mês de Abril foi a "surprise" do Dedé e coincidiu com nosso "Pajama Day". Depois de preparar e comer nosso "breakfast snack", as crianças me ajudaram a montar uma "tent" para lá dentro fazermos o "game" da "Mystery Box" e assistir uma "story". Dentro da "tent" cantamos a "song" e todos tiveram a chance de segurar a "Mystery Box" e tentar adivinhar o que o Dedé tinha colocado lá dentro. Pelo barulho que a "surprise" fazia ao chacoalharmos a caixa percebemos que havia várias coisas pequenas ali. Após um tempo tentando adivinhar sem sucesso, o Dedé não conseguiu mais guardar segredo e nos contou que tinha trazido uma caixinha de balas Tic Tac. Ele deixou cada um segurar um pouquinho sua "surprise" e todos se divertiram muito com o som produzido ao balançar a caixinha de balas. 



Chegou, então, a vez da Kimi levar a "Mystery box" para casa. Ela ficou super animada para trazer sua "surprise"! Assim que cantamos a "song" e seguramos a caixa, pudemos perceber que a "surprise" que ela havia trazido era grande, pois quase não se mexia dentro da caixa quando a chacoalhávamos. Alguns alunos disseram que a "surprise" poderia ser uma "doll". Perguntei à Kimi e ela disse que sim, e abriu a "Mystery box" para nos mostrar sua Elsa e um lindo desenho da Ana e da Elsa feito por sua irmã mais velha. Todos gostaram muito de desenho e aproveitaram para segurar um pouco a boneca da Elsa. 



Finalmente, chegou a vez da Letícia levar a "Mystery Box" para casa. Ela foi a última a participar da brincadeira e estava super ansiosa para trazer uma "surprise" para os amigos! Cantamos a "song" e passamos a caixa de mão em mão, prestando atenção se a "surprise" era leve ou pesada e também no som que fazia ao chacoalharmos a caixa. Percebemos que havia mais de uma coisa lá dentro e, então, a Letícia começou a dar dicas. Os meninos logo adivinharam: a Lele havia trazido vários "animals" pequenos! Todos se divertiram muito brincando com os "animals"! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário