INFORMAÇOES

Informações Gerais e Normas 2017 (clique aqui)

6 de outubro de 2015

Stone Soup


"Stone Soup" é uma história com diferentes versões ao redor do mundo. Esta história já foi traduzida em diversas línguas.


No livro que temos aqui, um grupo de viajantes chega até um vilarejo e não são bem recebidos pelos moradores. Estes sugerem que os viajantes sigam seu caminho pois o inverno tem sido muito rigorosos, eles estão pobres e não tem comida para oferecer.
Os viajantes então dizem que irão preparar uma deliciosa "stone soup" e que podem inclusive dividir a sopa com todos. Pegam um grande caldeirão e uma pedra que está embrulhada em um pano. Todos indagam se esta sopa é boa, já que nunca experimentaram. Os viajantes a descrevem como sendo a sopa mais deliciosa que existe. E explicam que precisam apenas de lenha para fazer o fogo. Um dos moradores diz que pode fornecer um pouco de lenha em troca da sopa. Eles enchem o caldeirão com água, e colocam a pedra dentro. O cozinheiro experimenta a sopa e todos querem saber se está boa. Ele diz que não está muito boa, pois falta sal. Outro morador do vilarejo se oferece para trazer sal. Cada vez que o  cozinheiro experimenta a sopa ele diz que falta um determinado ingrediente para que a sopa fique ainda mais gostosa. E assim, os moradores do vilarejo contribuem com os ingredientes necessários (como cenoura, cebola, salsinha, batata…). Finalmente a sopa fica pronta e está deliciosa. E o melhor de tudo: tem sopa suficiente para todos repetirem até 3 vezes!! No dia seguinte os viajantes se despedem. Todos ficam tristes com sua partida. Antes de irem embora eles entregam a pedra para que os moradores possam continuar cozinhando e ressaltam que para que funcione eles devem cozinhar juntos e cada um deve trazer um ingrediente. Todos no vilarejo ficam alegres e já começam a planejar a próxima refeição. Os viajantes partem e quando já estão fora de vista eles param e pegam uma pedra que está no meio da estrada. "Just in case", eles dizem.

Já lemos a história para várias turmas. E as crianças adoraram! 
Conversamos sobre a história, fizemos perguntas aos alunos… tivemos respostas muito interessantes. Um aluno chegou a dizer que achava que não era uma pedra que eles usaram pra fazer a sopa e sim uma batata "disfarçada" de pedra. haha
Tivemos tb um aluno que voltou da escola para casa com um saquinho com pedras e pediu para sua mãe fazer sopa. rs

Algumas das perguntas feitas:

What would stone soup taste like without any vegetables?
What makes the soup so delicious?
Is the stone used to make the soup a special magic stone?
Was the stone the most important ingredient?

Algumas turmas perceberam que a pedra não foi importante para o preparo. Ela serviu apenas para que cada morador trouxesse um ingrediente e ajudasse no preparo da sopa. O que fez a sopa ficar boa foi ter vários ingredientes. Outras turmas acharam que a pedra era sim fundamental para o preparo pois sem ela a sopa não se chamaria "stone soup". Algumas crianças ficaram em dúvida se a pedra seria realmente mágica ou não.

Também temos o jogo "Stone Soup". É novidade por aqui e todos tem adorado. É um jogo cooperativo em que todos juntos devem achar os ingredientes (é preciso achar duas cartas com mesmo ingrediente para colocar no caldeirão, como num jogo da memória) para preparar a sopa antes que o fogo se apague.

Resolvemos tb ter uma "cooking class" inspirada na história. Explicamos que iríamos fazer como na história: cada aluno deveria contribuir trazendo um ingrediente (fizemos um sorteio para ver qual ingrediente cada aluno iria trazer) e todos iriam cozinhar juntos.
No dia do preparo da sopa (utilizamos uma panela elétrica para que assim todos pudessem colocar e misturar os ingredientes) aproveitamos para fazer uma pequena encenação: a professora fez o papel de viajante e os alunos eram os moradores da vila. 
Assim que os alunos chegavam com seus ingredientes já começávamos a cortar (em pedaços pequenos). Qdo tínhamos todos os ingredientes picados demos início ao preparo.
Iniciamos a nossa sopa apenas com água e a PEDRA. Sim, colocamos uma pedra na panela. Assim como na história, a nossa pedra estava embrulhada e qdo desembrulhamos e viram que era uma pedra de verdade acharam que não iríamos realmente colocar a pedra na panela. Mas foi exatamente isso que fizemos e ficaram todos espantados! Imediatamente diziam: então não vamos comer a sopa né? Explicamos que a pedra havia sido muito bem lavada e que por isso não haveria problema*. Os alunos ficaram mais tranquilos.

A professora experimentava a sopa (que no momento tinha apenas água e pedra) e os alunos perguntavam: "Is it good?". Ela respondia: "Not bad. But we need some carrots". E então o aluno que trouxe o ingredientes dizia: "I have some carrots!" e colocava na panela. A professora experimentava de novo e os alunos perguntavam: "Is it good?". Ela respondia: "Mmn! Much better! If only we had some parsley...". E outro aluno dizia: "I have some parsley" e colocava seu ingrediente na panela. Continuamos até que todos os ingredientes fossem colocados na panela (neste momento eu retirava a pedra da panela sem que as crianças percebessem) e então colocamos a tampa na panela e fomos jogar o "Stone Soup Game".

No nosso "snack time" estavam todos ansiosos em experimentar a sopa. O delicioso aroma de sopa invadiu a sala toda. 
Ficamos surpresas com o sucesso que foi. Muitos alunos repetiram (e diziam que queriam repetir 3 vezes como na história). Alguns pais já haviam nos contado "olha, meu filho não toma sopa..." e na hora a criança não só tomou como amou!
Tivemos alguns mais resistentes. Até o momento já fizemos esta atividade com ___ turmas. Apenas 1 aluno não quis experimentar. Alguns quiseram apenas o "caldinho" (o que já é ótimo pq o tal caldinho contém todos os ingredientes - qdo a sopa ficou pronta uma parte dela é batida em um liquidificador e devolvida para a panela, deixando a sopa mais grossa e com pedaços tb). Muitos alunos nos pediram para enviar a receita para suas mães. Tomamos a sopa até naqueles dias super quentes e mesmo assim todos amaram!
Cada criança tb levou um potinho com um pouco da sopa para casa.

Abaixo vcs encontram a receita. É super simples e vc pode trocar os ingredientes.

*Qdo decidimos que iriamos preparar a sopa com os alunos eu imediatamente pensei que seria interessante colocar a pedra de verdade. Fiz uma extensa pesquisa sobre isso e vi que nos EUA esta atividade é bem comum nas escolas após a leitura deste livro. Descobri tb que várias pessoas inclusive fizeram a sopa com uma pedra de verdade dentro. Mas era preciso higienizar a pedra antes e utilizar de preferência uma pedra lisa. Peguei então uma pedra no meu jardim, lavei e deixei a pedra em uma panela com água fervendo por muito tempo para garantir ainda mais a limpeza. Outra ideia que tb vi algumas pessoas usarem: colocar uma batata inteira, com casca, no lugar da pedra.





STONE SOUP RECIPE

PS: we used an electric pot (soup mode) - similar to a crock-pot.

Ingredients:
  • water (5 cups)
  • 1 onion (chopped)
  • 2 carrots (diced)
  • 3 potatoes (diced)
  • Broccoli (150g - chopped)
  • Leek (sliced)
  • Peas (150g)
  • Salt and Pepper
  • Parsley (fresh - 2 tablespoons chopped)
  • Beef stock (1 cup) - we used a homemade beef stock
  • Pasta (optional)
Directions:
  1. Put the water and beef stock into your crock-pot and turn it on (soup mode).
  2. Add all the ingredients.
  3. Cover and cook for 40 minutes (or until vegetables are tender)
  4. Add 2 cups of the soup into the blender and mix until smooth.
  5. Return the mixture into the pot. 
  6. Add pasta (if desired) and cook for a few more minutes.
  7. Enjoy!!
EM PORTUGUÊS

PS: Usamos uma panela elétrica (modo sopa)

Ingredientes:
  • água (5 xícaras)
  • 1 cebola (picada)
  • 2 cenouras (picadas)
  • 3 batatas (picadas)
  • Brocolis (150g - picado)
  • Alho-poró (picado)
  • Ervilha fresca (150g - pode ser a congelada. Não utilizar a ervilha de lata)
  • Sal e pimenta
  • Salsinha (fresca e picada - 2 colheres sopa)
  • Caldo de carne (1 xícara) - nós usamos um caldo caseiro*
  • Macarrão (opcional) 
* Caldo caseiro feito pela culinarista Pat Feldman. Se vc não tem tempo para fazer o seu pode encomendar com ela. Clique aqui.

Preparo:
  1. Coloque a água e caldo de carne na panela. Ligue no modo sopa. 
  2. Adicione todos os ingredientes.
  3. Tampe e cozinhe por 40 minutos (ou até que todos ingredientes estejam macios)
  4. Acrescente 2 xícaras da sopa no liquidificador e bata tudo até que a mistura fique homogênea.
  5. Coloque a mistura do liquidificador de volta na panela e misture.
  6. Acrescente o macarrão (se desejar) e cozinhe por mais alguns minutos. 
  7. Bom apetite!


Caldo caseiro feito pela culinarista Pat Feldman




Nenhum comentário:

Postar um comentário