11 de abril de 2013

Hello, Red Fox!

O livro "Hello Red Fox" é a minha aquisição mais recente da coleção de livros do autor e ilustrador Eric Carle.



É um livro interativo que introduz às crianças o conceito de cor complementar (quando duas cores complementares se misturam, o resultado é uma cor neutra ou cinzenta). No início do livro Eric nos apresenta a roda de cores de Goethe para que possamos ver quais são as cores complementares.

Goethe's Color Wheel
fonte: http://www.eric-carle.com

Ao ler o título do livro e mostrá-lo às crianças, a primeira reação delas é achar que eu li errado ou algo do tipo. Acham estranho pois na capa vemos uma "green fox" e não uma "red fox".
Antes de dar qualqer explicação, mostro a imagem do coração vermelho (que também aparece no início do livro) e explico que devem olhar fixamente para o ponto preto no centro da imagem do coração por 10 segundos e em seguida devem olhar para a página em branco ao lado. É preciso concentração. Feito isso eu pergunto o que viram. A reação deles é de fascínio. Como se estivessem vendo algo mágico! O que aparece na página o lado? Um coração verde (pois a cor complementar do vermelho é o verde).

Não é necessário ter o livro do Eric Carle para testar isso. As próprias crianças quiseram testar isso e após a história resolveram fazer alguns desenhos para ver se dava certo. E deu! Acharam o máximo!





A história é uma graça. É aniversário do "little frog" e ele resolve convidar todos seus amigos: "red fox, purple butterfly, orange cat, green snake, yellow bird, blue fish and white dog with black spots". Mas quando tods chegam na sua festa a "Mama frog" fica confusa pois a "red fox" é verde, a "purple butterfly" é amarela e assim por diante... Então o "little frog" diz a sua mãe que ela não olhou os seus amigos "long enough". E quando ela faz isso consegue ver que o seu filho tem razão (e nós tb!).

Para saber mais acesse o site do Eric Carle aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário