11 de abril de 2013

Brown bear, brown bear, what do you see? - game

Já falei um pouco sobre o Eric Carle em outro post (leia aqui).
Acho que vcs já sabem o quanto eu o admiro! Meu objetivo é ter a coleção completa de todos os livros que ele já escreveu e/ou ilustrou. Minha coleção já está bem grande: tenho 23 livros!

O livro "Brown bear, brown bear, what do you see?" (escrito por Bill Martin Jr.) foi o primeiro livro infantil que Eric ilustrou. Bill ficou fascinado por uma ilustração que Eric fez (para uma propaganda) de uma lagosta e resolveu entrar em contato com ele para convidá-lo para ilustrar seu livro. Carle aceitou. Juntos ainda fizeram outros livros ("Panda bear, panda bear, what do you see? ; "Polar bear, polar bear, what do you hear?" ; "Baby bear, baby bear, what do you see?") e depois Eric começou a escrever livros também. Hoje já são mais de 70 livros (e traduzidos em diversas línguas)!

A história do "Brown Bear" é encantadora! Com muitas rimas e repetição,  convida as crianças a participar da história. Até mesmo aqueles que ainda não sabem ler logo decoram a história e quando eu começo a ler falam junto comigo.
Lógico que não é somente o texto que encanta. As ilustrações são incríveis. Eric faz suas ilustrações com a técnica de colagem (utilizando papel de seda pintado). E as crianças costumam ficar fascinadas pelo "blue horse" e o "purple cat".

Eric Carle and Bill Martin Jr.
fonte: http://www.eric-carle.com









Devido ao grande sucesso desta história muitas vezes desenvolvo com meus alunos outras atividades relacionadas ao livro.

Desta vez, perguntei aos meus alunos (de 4 anos) se gostariam de me ajudar a fazer um "game" desta história. Todos ficaram animados com a idéia. Começaram a fazer desenhos dos personagens da história para que depois pudéssemos fazer um "memory game".

Desde a semana passada as crianças já estavam me cobrando: "nosso game ta pronto?". E eu infelizmente ainda não tinha conseguido preparar... Mas agora finalmente ficou pronto!

Com as imagens prontas, pude scaneá-las (ou escaneá-las??) e imprimi-las duplicadas. Ontem mostrei às crianças as cartas e pudemos jogar! Eles adoraram! Lógico que queriam levar o jogo para casa! rs
Expliquei que não poderiam pois havia feito apenas 1 par de cada imagem. Mas para resolver esse problema disponibilizo aqui a versão em PDF para que vcs possam imprimir em casa e brincar com seus filhos.

É muito simples. Basta imprimir duas cópias do arquivo (disponível aqui) - eu imprimi num papel mais grosso assim as cartas ficariam mais firmes - e depois recortar. Para aumentar a durabilidade das cartas, eu resolvi plastificá-las (basta usar papel contact transparente).

HAVE FUN!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário