28 de março de 2017

Happy Birthday, Tom!

Ontem comemoramos o aniversário do Tom. Ele passou as últimas semanas ansioso pela comemoração, perguntando se já estava chegando o dia e dizendo que até já sabia qual "cake" iria escolher: "carrot with chocolate chips" (receita aqui). Yummy! Preparamos a massa do bolo, provamos as "chocolate chips" antes de misturá-las à massa e, então, colocamos tudo na "cake pan" em formato de "Jack O'Lantern" - a clássica abóbora esculpida que ilumina as festas de Halloween - escolhida pelo "birthday boy".

Enquanto o "cake" estava no forno, Tom escolheu um "game": Shelby's Snack Shack (da Educational Insights). Este jogo se parece com outro que temos aqui na escola mas é novinho, foi a primeira vez que os alunos jogaram! O aniversariante quis jogar "in pairs" para poder ficar junto do seu "friend" André, então a Lulu e a Kimi formaram um outro time. O objetivo era coletar o maior número de "bones" sem usar as mãos, utilizando apenas o cachorrinho Shelby, que funciona como uma grande pinça. É preciso girar a roleta para saber quantos "bones" pegar de cada vez e, então, levá-los até a "dog bowl" sem deixá-los cair. O time do "birthday boy" foi o vencedor, coletando um total de "twenty-nine bones"! Wow! 

Com o cheirinho do bolo invadindo a sala, começamos nosso "snack" e o Tom me ajudou a cortar as frutas e a servir os amigos. Cantamos "Happy Birthday" e, a pedido do aniversariante, nos sentamos no jardim para saborear o bolo em um delicioso "picnic". Foi muito gostoso!    

Para nossa "story time", Tom também já estava decidido: pediu que a gente terminasse de assistir o filme que começamos no "birthday" do André, The Nightmare Before Christmas, e pudemos finalmente descobrir o que acontece com Jack Skellington depois de sua tentativa frustrada de se tornar "Santa Claus". 

Foi uma manhã muito divertida! Happy Birthday, Tom! 







6 de março de 2017

FEBRUARY + MARCH: TRAVEL AROUND THE WORLD

Começamos as aulas falando com nossos alunos sobre VIAGEM. Cada aluno contou para onde viajou durante as férias, nós tb contamos para onde fomos...

Trouxemos na nossa "mystery box" miniaturas de famosos monumentos de diferentes países. As crianças tinham que colocar as mãos dentro da caixa e, sem olhar,  tentar adivinhar o que tinha dentro. Muitos chegaram a dizer que tinha uma torre que parecia a torre de Paris (sem olhar!!). 

Então, abrimos as caixas e mostramos os monumentos (Empire State Building, Eiffel Tower, Tower of Pisa, Statue of Liberty, Temple of Inscriptions, Taj Mahal, Arch of Triumph, Parthenon, Pyramids of Giza, Elizabeth Tower/Big Ben). Perguntamos se conheciam algum e muitos reconheceram: Eiffel Tower, Big Ben, Statue of Liberty, Empire State Building, Pyramids of Giza. Às vezes não sabiam o nome mas reconheciam: "A estátua de NY", "a torre de Paris", "o relógio de Londres", "as pirâmides do Egito"...



Aproveitamos para mostrar fotos destes e outros monumentos. Alguns contaram que já estiveram nestes lugares ou que os pais já foram...



Com as fotos tb criamos "landmarks puzzle". Super simples: plastificamos as fotos e recortamos tiras.  Fizemos alguns mais fáceis para que nossos pequenos alunos conseguissem montar e alguns com mais peças para dificultar e oferecer desafios para os nossos alunos mais velhos...




Tb conversamos sobre meios de transportes que utilizamos para chegar as estes lugares. Trouxemos um mapa do mundo para ver se sabiam onde ficava o Brasil e os países que havíamos falado. Olhando para o mapa pudemos conversar sobre como chegar a cada lugar. Além do mapa tb montamos um enorme quebra-cabeça do mapa do mundo.



Criamos um jogo incrível para que nossos alunos pudessem "viajar pelo mundo". Tem sido um sucesso!
O tabuleiro é o mapa do mundo. Nele temos diferente caminhos que conectam os países. Cada criança inicia o jogo com um roteiro de viagem (contamos a história de que foi feito um sorteio e cada um ganhou uma viagem de presente. Tudo pago! Maravilha não é mesmo? rs). Os roteiros são diferentes. Muitas vezes passam pelos mesmos países em diferente ordem. Todos os roteiros contem 6 países (o primeiro país é onde a criança irá iniciar o jogo). O objetivo é viajar por todos os países do seu roteiro e colecionar "postcards" ao longo da sua viagem (tb tivemos que explicar o que é um cartão postal....rs). Cada jogador irá movimentar uma "criança" pelo tabuleiro. Fizemos diferentes "peões" para o jogo: representando crianças de diferentes países. Cada um escolhe o seu e começamos o jogo. Um de cada vez joga o dado e movimenta a sua criança. É preciso visitar os países na ordem em que estão no roteiro. Ao chegar ao país indicado, a criança recebe um "mini postcard" do lugar visitado. Ao fim do jogo aproveitamos para imaginar como foi esta viagem, qual lugar mais gostaram de visitar, o que fizeram em cada lugar... Muito divertido!!



STORIES:





CHILDREN JUST LIKE ME:

Este livro é incrível!! Nossos alunos adoraram conhecer um pouco mais sobre crianças de diferentes países: como se chamam, o que gostam de comer, do que mais gostam de brincar, como é sua escola, onde moram... 

Durante 2 anos os autores conheceram e fotografaram crianças de cada continente (mais de 140 países). 







Agora, no mês de Março, viajaremos com nossos alunos!! Para isso, ajudamos nossos alunos a confeccionar um binóculos (feito com rolo de papel higiênico), que eles terão que levar na viagem. Qual será o continente que iremos visitar? (surpresa! - em breve contaremos para vcs...)


5 de março de 2017

THEMES 2017

Ano passado tivemos temas mensais com todas as turmas. A experiência foi ótima!
Este ano resolvemos modificar um pouco o formato e teremos 5 temas ao longo do ano. Os temas serão os mesmos para todas as turmas. Porém, as atividades realizadas com cada turma nem sempre serão iguais, pois serão desenvolvidas de acordo com a faixa etária dos alunos. 

Durante o mês de Junho, como já é tradição por aqui, todas as turmas terão o seu CAMPING DAY (em breve enviaremos as datas do camping day de cada turma).

Abaixo estão os nossos temas deste ano:

FEBRUARY + MARCH: TRAVEL AROUND THE WORLD
APRIL + MAY: ANIMALS
JUNE: NATURE & CAMPING
AUGUST + SEPTEMBER: THE FIVE SENSES
OCTOBER: HALLOWEEN
NOVEMBER + DECEMBER: Cada professora irá desenvolver um mini-projeto com sua turma.


Abai

3 de março de 2017

Happy Birthday, Felipe!

Semana passada comemoramos o aniversário do Felipe, foi um dia muito gostoso! Ele escolheu "lemon cake" (receita aqui), yum! Primeiro preparamos "lemon juice" e depois a massa, que já estava com um aroma delicioso. Mandamos o "cake" para o forno e o "birthday boy" escolheu um jogo.

O Fe quis jogar Three Little Pigs (da Orchard Toys), um jogo inspirado na história dos 3 porquinhos. Assim como na história, no jogo os porquinhos têm que construir 3 casas utilizando "straw", "wood" and "bricks". Mas às vezes o "big bad wolf" pode aparecer, assoprar e derrubar a casa dos porquinhos. O "game" ainda rendeu mais brincadeira: no fim, os meninos construíram "crazy houses" com as peças e depois uma "pig city". Ficou muito legal!

Depois da brincadeira, o bolo já estava pronto. Fizemos o "snack" e cantamos "Happy Birthday" para o Fe. O "cake", em forma de "jack-o'-lantern", estava uma delícia, eles adoraram!

Para nossa "story time" o Fe escolheu ver dois filmes: The Gruffalo's Child e The Gruffalo (nessa ordem mesmo hehehe). Foi muito bacana ver eles fazendo as relações entre as duas histórias. 

Happy Birthday, Fe!