22 de março de 2016

Happy Birthday, Maria!

Na aula de hoje comemoramos o aniversário da Maria (turma Terça e Quinta 14:30 às 16:00). Ela chegou um pouco tristinha, dizendo que estava com saudade da sua "mommy", mas logo se animou quando mostrei os ingredientes e a fôrma do "cake", tudo do jeitinho que ela pediu! Lavamos as mãozinhas e começamos a preparar o "chocolate cake" (receita aqui) em formato de "airplane": todos se divertiram muito ajudando a misturar os "ingredients" e a mexer a massa! 

Colocamos o "cake" no forno e pedi para a "birthday girl" escolher um "game". Ela escolheu "Red Dog, Blue Dog" (da Orchard Toys). Neste "game", cada jogador tem uma cartela com um "dog", uma "spider", um "rabbit", um "car", um "teddy bear" e uma "flower". As cores de cada um destes desenhos mudam de uma cartela para a outra: temos "blue, green, yellow, purple, orange and red". No centro da mesa, colocamos as cartas correspondentes aos desenhos das cartelas, todas viradas para baixo. O primeiro jogador a completar sua cartela com desenhos e cores correspondentes ganha. E adivinhem quem ganhou? A "birthday girl"! Continuamos o "game" até todos completarem suas cartelas. It was a lot of fun! 

Durante o jogo, todos começaram a comentar sobre o cheirinho delicioso que invadia a sala: era o "chocolate cake", que já estava quase pronto! Fizemos nosso "snack" com "banana" e "orange", cantamos "Happy Birthday" e saboreamos o "cake", que estava muito gostoso. 

Partimos, então, para nossa "story time". Maria escolheu um DVD: "Good Night, Gorilla". Essa é uma das histórias favoritas dos alunos aqui na escola. É sobre um gorila muito sapeca, que rouba as chaves do "zoo keeper" e vai abrindo as jaulas dos animais, um por um. Quem quiser saber como a "story" termina pode assistir o vídeo abaixo. 

Happy Birthday, Maria!  






Happy Birthday, Tom!

Na aula desta semana comemoramos o aniversário do Tom (turma Segunda 09:30 às 11:30). It was so much fun! Começamos preparando o "carrot cake" (receita aqui) em formato de "Jack O'Lantern" - aquela clássica lanterna de abóbora utilizada nas decorações de Halloween - tudo escolhido pelo "birthday boy"! Todos ajudaram a colocar os ingredientes e a mexer a massa, e para deixar o "cake" ainda mais gostoso acrescentamos deliciosas gotinhas de chocolate. Yummy! 

Enquanto esperávamos o "cake" ficar pronto, mostrei alguns "games" para o Tom e ele escolheu um muito divertido: "Dinosaur Race" (da Orchard Toys). Neste jogo, há uma roleta com quatro setas, uma da cor de cada "dinosaur". Nesta roleta, temos desenhos de vários "dinosaurs" diferentes, que correspondem às cartas espalhadas na mesa. Quando um jogador gira a roleta, cada um deve ver para qual desenho sua seta aponta e contar quantos "dinosaurs" iguais àquele temos na mesa. O número de "dinosaurs" corresponde ao número de casas que cada jogador deve andar. Jogamos "in pairs", cada dupla com um "dinosaur": Lulu e Fefê com o "yellow dinosaur", Tom e Lorenzo com o "red dinosaur" e Bia e Marcello com o "blue dinosaur". Foi muito divertido! Pude perceber que o Tom adora "dinosaurs" e tenho certeza que ele vai ficar bem animado quando souber que passaremos o mês de Maio inteirinho falando sobre esse tema! =)

Então, chegou a hora do lanche e pedi para o "birthday boy" me ajudar a cortar e a servir a banana para seus colegas. Além disso, também comemos um pouco de "orange". Chegada a hora do "Happy Birthday" chamamos o Fred, irmão mais novo do Tom, para vir cantar com a gente e a teacher Lari decidiu trazer todos os alunos da outra turma para comemorar! Foi um grande coro de "Happy Birthday" e palmas, e como o dia estava bonito, nos sentamos no jardim para saborear o "cake" em um "picnic". Foi muito gostoso! 

Para nossa "story time", o "birthday boy" escolheu um DVD muito divertido: "The Pigeon finds a Hot Dog!". Nesta "story", o "duckling" convence o "pigeon" a dividir com ele o "hot dog" que acabou de encontrar e eles se tornam amigos.  

Como ainda tínhamos um tempinho, mostrei para o Tom uma atividade com "playdough" que preparamos dentro do tema deste mês, "Under the Sea", e ele ficou super animado para brincar! Todos se divertiram muito fazendo "starfish", "sharks", "fish" e outros "sea animals", e a Lulu e a Fefê até escreveram seus nomes na mesa com "playdough"! Quem quiser preparar a própria "playdough" em casa pode encontrar a receita que usamos aqui! É super fácil, divertido e as crianças também podem ajudar!

Happy Birthday, Tom! 










21 de março de 2016

Happy Birthday, Lulu!

O aniversário foi da Luísa (turma Sexta 09:30 às 11:30), mas quem ganhou presente fomos nós! Ela, o Artur e a Dani nos trouxeram deliciosos chocolates com um cartão super fofo de "Happy Easter" feito com uma foto linda dos três. We loved it! <3 <3 <3

Os três chegaram super animados para nos entregar o "present" e para começar a preparar o "banana cake" (receita aqui) em formato de Mickey Mouse escolhido pela Lulu. Lavamos as mãos e todos ajudaram a cortar a banana, a misturar os "ingredients" e a mexer a massa. 

Com o "cake" no forno, a "birthday girl" não precisou nem escolher o "game": há duas semanas ela dizia que queria jogar "Farm Snap" (da Orchard Toys). Neste "game", cada um tem uma pilha de cartas de "farm animals" e todos têm que estar muito atentos, pois toda vez que dois viram o mesmo animal quem diz "Snap!" primeiro leva todas as cartas. A Lulu é fera nesse "game" e todos se divertiram muito! 

Então, com o cheirinho delicioso do "cake" invadindo a sala, fizemos nosso "snack" com "apple and grape" e cantamos "Happy Birthday". E, para aproveitar a bonita manhã de sol, nos sentamos na mesinha do jardim e saboreamos o "cake", que estava uma delícia!

Para a nossa "story time", a "birthday girl" também já tinha me dito na aula anterior que gostaria de assistir ao DVD "Knuffle Bunny". Trata-se de uma trilogia escrita e ilustrada por Mo Willems que conta a história de uma "little girl" chamada Trixie que sempre perde seu "Knuffle Bunny". Lulu quis assistir a primeira história da série, "Knuffle Bunny - a Cautionary Tale", em que Trixie vai com seu "daddy" à lavanderia e percebe, na volta para casa, que lá esqueceu seu coelhinho. Essa é uma das história preferidas das crianças - e preciso confessar, minha também!

Depois da "story", mostrei para Lulu uma atividade que preparamos para fazer com os alunos durante a semana, inspirada no tema deste mês "Under the Sea": cortamos "fish" de cartolina para pintar usando "watercolor and Q-tips". Ela ficou super animada e cada um pintou o seu peixinho. O Artur disse que estava pintando um "Brazilian fish", porque usou "blue, yellow and green". O resultado ficou incrível! 

Como ainda tínhamos um tempinho, Lulu pediu para brincar com a "doll" que havia trazido - uma "doll" que se parece muito com um "real baby" - e, então, cada um escolheu com o que queria brincar. 

Foi uma aula muito gostosa! Happy Birthday, Lulu!














9 de março de 2016

UNDER THE SEA - Snack in the bag


O que dizer sobre o lanche desta semana? 

A Snack in the Bag como sempre surpreendendo!! Deliciosos biscoitos de polvilho com chia. E como estamos trabalhando com o tema "under the sea" com nosso alunos a talentosa Fabi se empolgou e fez polvilho no formato de: fish, jellyfish, crab & starfish!! Wow! 

Tem sido um sucesso!! Os alunos amaram!!

Clique aqui para saber mais sobre a SNACK IN THE BAG!!



3 de março de 2016

FEBRUARY THEME: MEANS OF TRANSPORTATION

Mês passado planejamos diversas atividades e jogos relacionados com o nosso tema: Means of Transportation.

As atividades foram planejadas sempre levando em conta a faixa etária de cada turma. Nem todas as atividades descritas a seguir foram feitas com todas as turmas.

Abaixo vcs podem ver um pouco do que tivemos:

SONGS:


THE WHEELS ON THE BUS



WE ALL GO TRAVELING BY



CHOO CHOO TRAIN



CARS, CARS, CARS



IN AN AIRPLANE



UP, UP, UP!



ROW ROW ROW YOUR BOAT



GAMES:



Available at: www.orchardtoys.com




From: http://blog.theconnectionweshare.com




PUZZLES:



Available at: www.orchardtoys.com


Available at: www.orchardtoys.com

Available at: www.orchardtoys.com

From: http://homeschoolcreations.com/




CAR PAINTING & CAR WASH

Aproveitamos o calor para brincar com tinta e água!!

Trabalhamos com as cores primárias (red, yellow, blue). Conversamos sobre outras cores que podem ser criadas utilizando "primary colors". E depois mostramos o vídeo abaixo.

Então chegou a hora de pintar!!! Pegamos alguns "cars and trucks" (com diferentes tipos e tamanhos de roda), tinta, papel e cada aluno se divertiu pintando! Alguns gostaram de pintar tb com as mãos. 

Com as pinturas finalizadas estava na hora do nosso"car wash"!! Uma bacia com água, sabão, esponjas… e as crianças adoraram lavar os carros!! Tb deveríamos ter feito um "kid wash" já que algumas crianças adoraram pintar as mãos e braços! haha























PHOTO:

Pedimos aos alunos para trazer uma foto de viagem. Durante nosso "circle time", mostramos a foto de cada aluno e fizemos perguntas. Os alunos contaram para onde foram, com quem e quais meios de transporte foram utilizados para chegar até o destino. 

BOOKS:








PRETEND PLAY:

Em 2010 escrevi um artigo sobre "o brincar na escola" para a revista Avisa Lá (n. 43 - Agosto 2010).  Selecionei alguns trechos de meu texto para compartilhar aqui com vcs (quem quiser ler artigo clique aqui).

Brincar é o principal modo de expressão da infância.
É durante a brincadeira que as crianças tem a oportunidade de explorar o mundo, ampliar a percepção sobre ele e sobre si, organizar o pensamento e trabalhar com as emoções. Diferentes pesquisadores apontam o faz-de-conta como o responsável por promover a capacidade de imaginar e criar.

Para o psicólogo Vygotsky, uma das funções do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar e a resolver situações conflitantes que ela vivencia no dia a dia. Para isso, ela usará capacidades como observação, imitação e imaginação. É por meio da imitação que a criança aprende. Ao imitar, ela não está simplesmente copiando um modelo e, sim, reconstruindo aquilo que observa nos outros. Assim, terá a oportunidade de realizar ações que estão além de suas capacidades.

Por esse motivo, o "pretend play" (faz-de-conta) está presente nas nossas aulas.

Dando continuidade à atividade feita com as fotos de viagem, sugerimos então brincar de VIAGEM. Para isso, fizemos PASSAPORTES e PASSAGENS (de avião, trem e navio).

No nosso "passport", ao invés de uma foto, cada criança se desenhou e escreveu seu nome, sobrenome, país onde mora e data nascimento.





Com o passaporte pronto, perguntamos aos alunos para onde gostariam de viajar. Pegamos o globo para auxiliar na escolha. Com o destino escolhido chegou a hora de decidir qual meio de transporte utilizar. E então preenchemos as passagens (trem, avião ou navio) com as informações de cada passageiro.

Alguns alunos queriam ter filho e para isso pegamos algumas bonecas e bonecos. Tb era preciso fazer a mala. Cada um escolheu uma mala ou sacola e algumas coisas para levar na sua viagem: como máquina fotografica, celular, computador, binoculo, livro...

Na nossa brincadeira os alunos tiveram que apresentar seu passaporte e passagem antes de entrar no navio/trem/avião.

Usamos os caixotes que temos aqui para montar o nosso avião/trem/navio no jardim (nos dias de chuva brincamos na sala e usamos as cadeiras/bancos).

Ao chegar no destino era preciso ficar na fila da imigração e apresentar o passaporte mais uma vez (desta vez cada um recebia um "carimbo" no seu passaporte - não tinhamos os carimbos mas encontramos adesivos imitando carimbos e as crianças adoraram! Cada um escolheu alguns adesivos para colar no seu passaporte).

Available at: www.amazon.com


Nos divertimos demais!! As professoras fizeram papel de aeromoça, piloto… serviram bebidas e jantar. E tb orientamos nossos passageiros sobre o uso de eletronicos durante o vôo. haha

Viajamos para lugares incriveis: Japão, China, Russia, Inglaterra, Estados Unidos, Uruguai, Italia… até Praia da Baleia estava no roteiro de viagem (de avião! rs).











Devido ao grande sucesso desta atividade, resolvemos disponibilizar o PASSAPORTE para que vcs possam fazer de novo com seus filhos:

Clique aqui para imprimir a capa do passaporte (e recorte sobre a linha pontilhada)
Clique aqui para imprimir a página interna do passaporte (e recorte sobre a linha pontilhada)
Vc tb pode acrescentar mais folhas em branco.

As passagens pegamos no site: Cotton Ridge Homeschool.

From: http://cottonridgehomeschool.com


Abaixo está um mapa para que, junto com seus filhos, vcs possam decidir para onde viajar!
Ah e não esqueça o seu passaporte!!

HAVE FUN!!