9 de março de 2014

Float or sink?

Em fevereiro aproveitamos o calor para fazer uma atividade no jardim, com água!!
Foi super refrescante!

E foi muito interessante trabalhar com as hipóteses das crianças sobre os objetos: determinado objeto irá boiar (float) ou afundar (sink) quando colocado numa bacia com água?

Primeiramente separamos diversos objetos. Apresentamos os objetos aos alunos e depois, um de cada vez escolhia um objeto. Perguntávamos: "will it sink or float?" A criança respondia e posicionava o objeto em frente da palavra correspondente (SINK/FLOAT)

Alguns comentários:

- Vai afundar porque é uma sereia e ela nada no fundo do mar
- Vai afundar porque é furado (canudo, óculos)
- Vai afundar porque é grande (martelo)
- Vai afundar porque vai encher de água (panela, copo)
- Vai boiar porque é pequeno (clips)

Feito isto tinhamos então os objetos divididos em 2 grupos.

No jardim, enchemos uma bacia com água e um de cada vez colocava um objeto na água e observávamos o que acontecia para verificar se as nossa hipóteses estavam corretas. Inclusive descobriram que alguns objetos boiavam num primeiro momento mas depois afundavam: pano, papel. 

As crianças amaram!











Nenhum comentário:

Postar um comentário