11 de dezembro de 2012

Para refletir sobre o CONSUMISMO

Tenho contato diário com crianças de diversas faixas etárias e cada vez mais me assusto (e me preocupo) com o que vejo. Sim, vivemos numa sociedade de consumo. Então o que fazer, como educar nossas crianças? Que valores queremos transmitir?

Olhe para os brinquedos que seu filho tem. Ele brinca com todos? Ou brincou com alguns destes por apenas alguns dias e depois nem lembrou que existiam? Será que sua filha precisa mesmo ter 10 bonecas? Lembro que quando eu era criança eu tinha 3 bonecas. Mas sempre brincava com a mesma. E as brincadeiras mais gostosas? Eramquelas improvisadas... Como as cabanas feitas com lençol sobre a mesa da sala. Eu adorava!! Era mais legal do que qualquer cabana à venda nas lojas. E porque? Por que eu mesma criei e construi. E isso já fazia parte da brincadeira. Então pense nisso também antes de entregar um brinquedo para seu filho que faz tudo: anda, fala, canta... De início será incrível. Mas e depois? Que graça tem? O brinquedo faz tudo sozinho... Qual o papel da criança nisso?

Ano passado tive a oportunidade de fazer um curso no Instituto Superior de Educação Vera Cruz sobre o consumismo na infância que gerou diversas discussões. O assunto não tem fim... Temos que refletir sobre isso constantemente.

Mais uma vez recomendo a leitura de um texto excelente do blog Ninguém Cresce Sozinho. Leiam o texto todo porque vale a pena: O brinquedo ideal (por Patricia Grinfeld).

Abaixo transcrevo alguns trechos:

O brinquedo ideal é aquele que permite a brincadeira: a imaginação, a descoberta, a exploração, a imitação, o planejamento, a solução de conflitos, o aprendizado sobre si mesmo e sobre o mundo, a interação com os outros e o ficar só.

Numa sociedade em que ter vale mais do que ser e dar mais do que estar, não é apenas o bombardeiro da publicidade e as lojas abarrotadas de opções que contribuem com o frenético pedido de “quero este”, “compra aquele”, mas também a impetuosa atitude dos pais de consumar o pedido, muitas vezes imediatamente, abortando  aprendizados tão importantes como o questionamento e a capacidade de espera.

Quem já observou uma criança brincando com uma boneca que fala frases prontas pôde observar seu encantamento inicial pelo que parecia mágico, a fala. Mas pôde também observar seu rápido desencantamento. A boneca só fala o que ela, boneca, “quer falar”.

O modelo de consumos dos pais será o modelo de consumo dos filhos.

Quais os beneficios que o brinquedo pode trazer para a criança?

Sempre é tempo de parar, pensar, rever.

Boa Leitura!!

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