9 de abril de 2019

WHERE DOES FOOD COME FROM?




Conforme já mencionamos, este ano estamos com um novo projeto de horta e cada turma plantou um alimento. Temos: cenoura, abobrinha, beterraba, ervilha, morangos, batata, inhame, espinafre, couve e flores comestíveis.
Nosso objetivo é estimular a reconexão das crianças com ciclos e elementos naturais de forma protagonista, criativa e lúdica e, a partir disso, estimular a reflexão sobre toda cadeia socioambiental envolvida na produção dos alimentos.
Queremos também mostrar aos alunos de onde vem os alimentos. Eles sabem que no mercado ou feira podemos comprar tudo o que comemos mas queremos mostrar como este alimento chegou até o mercado/feira.
Quando chegar a hora da colheita, queremos incentivar os alunos a experimentarem os alimentos.

COOKING CLASS
Nossos alunos adoram quando temos cooking class!! Ajudar a cozinhar é para eles uma brincadeira. Eles adoram ver as transformações envolvidas, o que ocorre quando os ingredientes se misturam, sentir o cheiro de cada ingrediente...  Poder comer algo que eles mesmos prepararam é simplesmente incrível!
Queremos convidá-los a incluir as crianças no preparo de algumas receitas em casa. Vocês irão se surpreender ao ver o quanto a criança acaba se interessando ainda mais pelos alimentos e acaba experimentando alimentos que nunca comeu ou inclusive alimentos que sempre disse não gostar…

RECIPE BOOK
Ao longo do ano, cada aluno deverá preparar, em casa, uma receita com a ajuda de algum familiar para trazer para os amigos experimentarem num dia de aula. Não precisa ser nada complexo: pode até ser uma salada, um patê para comer com legumes...Pode ser algo doce ou salgado.
Iremos montar com cada turma um RECIPE BOOK com as receitas de família que cada aluno trouxe para experimentarmos. Se vocês não têm o hábito de cozinhar peçam ajuda para os avós, tios, padrinhos, amigos...
Quando estiverem preparando a receita com seu filho, aproveite para conversar sobre os ingredientes utilizados e explique de onde eles vieram.
Informaremos a todos sobre alergia/restrição alimentar dos alunos, para que possam selecionar uma receita que todos da turma possam experimentar.
Cada professora também irá escolher uma receita para compartilhar com os alunos. A receita da professora será preparada com os alunos num dia de aula.

COMO IRÁ FUNCIONAR:
1.  Iremos realizar um sorteio para definir a data em que cada aluno irá trazer a sua comida (que neste dia será servida para o lanche - informaremos o numero de alunos de cada turma para que vocês possam calcular a quantidade). Caso surja algum imprevisto e seu filho não possa trazer na data estipulada nos informem o quanto antes para que possamos nos organizar para alterar a data com outro aluno.
2.   Enviaremos um lembrete uma semana antes para cada aluno.
3.  A receita deverá ser escrita em Português (e se possível em Inglês também – neste caso podem escrever apenas a lista de ingredientes em Inglês) e enviada por e-mail (1 semana antes – pois assim podemos preparar um material com fotos dos ingredientes utilizados na receita para mostrar aos alunos). Será uma ótima oportunidade para que seu filho aprenda novas palavras!
4.   Na nossa última aula (em dezembro) cada aluno levará para casa um RECIPE BOOK com todas as receitas que experimentamos ao longo do ano.
PS1: Alguns alunos irão trazer a sua comida no primeiro semestre e outros no segundo semestre.

PS2: Ao escolher a receita que será preparada em casa, tenham em mente que um dos objetivos desta atividade é mostrar aos alunos a importância de uma boa alimentação.

DICAS DE LIVROS:










Nenhum comentário:

Postar um comentário