26 de setembro de 2019

Happy Birthday, Arthur!

No começo do mês comemoramos o aniversário do Arthur. Ele estava super animado! Como na outra turma só a Helena foi à aula nesse dia, a convidamos para participar das atividades com a gente. Começamos preparando a massa do "chocolate cake with chocolate chips" e todos ajudaram a colocar os ingredientes na tigela e misturar. Então, provamos as gotinhas de chocolate - "Yummy!" -, despejamos a massa na "cake pan" de Mickey Mouse escolhida pelo aniversariante, e lá foi o bolo para o forno! 

Enquanto isso, Arthur escolheu um "game": "Sneaky, Snacky Squirrel". Neste jogo as crianças precisam pegar "nuts" sem usar as mãos, utilizando o "squirrel" que funciona como uma grande pinça. Jogamos em duplas. É preciso girar a roleta para ver qual cor de "nut" pegar e então levá-la até o seu tronco. Eles adoraram!

Ao final do jogo, já podíamos sentir o cheirinho delicioso do bolo invadindo a sala! Começamos nosso "snack" e Arthur foi meu "helper", ajudando a cortar as frutas e a servir os coleguinhas. Em seguida, ele enfeitou o bolo com "seven candles", cantamos "Happy Birthday" e saboreamos o bolo, que estava muito gostoso! 

Por último, para nossa "story time", o "birthday boy" escolheu assistir um DVD: "Good night, Gorilla". Trata-se de um gorila muito sapeca, que rouba as chaves do "zoo keeper" e vai abrindo as jaulas dos animais, um por um. Eles sempre se divertem bastante com essa história, demos muita risada! 

Happy Birthday, Arthur! 









15 de setembro de 2019

Happy Birthday, Felipe!

O Fefe estava muito feliz com a comemoração do seu aniversário! Ele chegou com uma fantasia muito legal de "Human Torch" pra combinar com as velas do seu "cake"! Começamos preparando a massa do "carrot cake with chocolate chips" e cada um pôde acrescentar os ingredientes e misturar, além de, claro, 'testar' as gotinhas de chocolate... rs

Enquanto esperávamos o bolo ficar pronto, aproveitamos que estava um dia bem quente e fomos brincar no jardim. Tinha pista pros "cars", brincadeira com água, "animals", tudo muito legal! O Fe estava bem animado para brincar de "car wash" e ele e os colegas ficaram um tempão lavando os carrinhos e se refrescando. =)

Depois brincamos de construir torres com os "blocks", foi muito legal!

Então, já era hora do "snack". Fizemos um "picnic" e comemos "fruits". Aí o "birthday boy" colocou as velinhas no seu bolo em forma de "Jack-o'-Lantern", cantamos "happy birthday" e provamos o bolo. Hmmm, delicious!

Para a "story time" o Fe queria "Toy Story" rs... Eu disse que esse filme não tínhamos, mas que podia mostrar alguns filmes curtinhos dos mesmos criadores e ele gostou da ideia. Então assistimos o DVD "Pixar Shorts" e todos adoraram e morreram de rir com as curtas!

Happy birthday, Fe!










Happy Birthday, Malu!

A Malu estava muito empolgada para a comemoração do seu aniversário aqui no inglês já há muito tempo! Rs. Começamos preparando seu "chocolate cake with chocolate chips" e as meninas se divertiram muito acrescentando os ingredientes, criando "flour islands" e "chocolate sea" e, é claro, provando as "chocolate chips", 'pra ver se estavam boas mesmo', segundo a Malu! =) A "birthday girl" também me ajudou no registro do aniversário, tirando algumas fotos e fazendo um Boomerang do bolo indo para a fôrma. 

Com o "cake" no forno, a Malu escolheu um "game": "Texture Lotto". Nesse jogo cada um gira uma roleta de texturas e tem um minuto para encontrar o animal daquela textura, mas sem olhar, só com o tato. Começamos usando a sacolinha que vem com o jogo, mas as meninas deram a ideia de usarmos uma "Mystery Box" e foi muito legal! Depois de acabar o jogo, elas quiseram "switch" algumas cartas para que cada uma tivesse os trios de cada textura. =)

Como ainda tínhamos um tempinho antes do bolo ficar pronto, a "birthday girl" escolheu mais um jogo. Jogamos "Counting Caterpillars", onde cada um tem um tabuleiro com uma "caterpillar" e tem que completar com as peças de números "from one to ten". Como é um jogo mais simples, deixamos mais difícil fazendo na ordem, ou seja, a primeira carta encontrada tinha que ser o número "one", a segunda "two", etc. Foi bem divertido!

Então já era hora do "snack" e a Malu foi minha "helper", ajudando a cortar e servir as frutas. Aí cantamos "Happy Birthday" e provamos o bolo: hmmm, delicious! Elas amaram!!

Depois do lanche, a Malu pediu para ver as fotos do aniversário. Eu disse que dava para mostrá-las na TV, então ficamos vendo as fotos enquanto as meninas fizeram "beautiful beach drawings"!

Happy birthday, Malu!









Happy Birthday, Gabriel!

Comemoramos o aniversário do Gabriel com um delicioso "strawberry cake". Aqui fazemos o "vanilla cake" e depois decoramos com morangos. Cada criança escolheu e colocou os ingredientes dentro da tigela e aí foi hora de misturar! Cada um pôde ver a massa criando forma e eles gostaram muito de ver como cada ingrediente foi se transformando e virando a massa do bolo.

Com o bolo no forno foi hora de jogar. O primeiro "game"escolhido foi o “Smart Car” (Smart Games), um jogo de lógica que é uma mistura de jogo e "puzzle", onde eles têm que montar o carro igual à imagem do livrinho, com cada peça em seu lugar. 

Como ainda tínhamos tempo até o bolo ficar pronto o “birthday boy” pôde escolher mais um “game”. O escolhido da vez foi “Texture Lotto”, um jogo bem legal em que cada “player” gira uma roleta de texturas e tem um minuto para encontrar a cartinha correspondente só pelo tato. Eles amaram!

Então foi a hora de começarmos o nosso “snack”. Primeiro servimos frutas. Depois o Gab decorou o bolo, em forma de Lego, com "strawberries". Então foi hora do tão esperado “happy birthday”. Cantamos e comemos o bolo que estava uma delícia!

“Story time”! Nosso aniversariante pôde escolher uma história e ele escolheu assistir "Ask the StoryBots", um desenho que nós amamos! Assistimos o episódio "How Many Types of Animals Are There?"

Happy birthday, Gabriel!










5 de setembro de 2019

STONE SOUP - 2019

Já é a quarta vez que preparamos sopa com os alunos!! Nos outros anos esta atividade fez muito sucesso, muitas crianças que não costumam gostar de sopa experimentaram e amaram! Por isso resolvemos fazer novamente. Este ano alteramos um pouco a receita e a sopa continua deliciosa!!






Além de tomar um pouco da sopa aqui, durante o lanche, Cada aluno tb levou um potinho com um pouco da sopa para casa.



STONE SOUP STORY





É uma história com diferentes versões ao redor do mundo. Esta história já foi traduzida em diversas línguas.


No livro que temos aqui, um grupo de viajantes chega até um vilarejo e não são bem recebidos pelos moradores. Estes sugerem que os viajantes sigam seu caminho pois o inverno tem sido muito rigorosos, eles estão pobres e não tem comida para oferecer.

Os viajantes então dizem que irão preparar uma deliciosa "stone soup" e que podem inclusive dividir a sopa com todos. Pegam um grande caldeirão e uma pedra que está embrulhada em um pano. Todos indagam se esta sopa é boa, já que nunca experimentaram. Os viajantes a descrevem como sendo a sopa mais deliciosa que existe. E explicam que precisam apenas de lenha para fazer o fogo. Um dos moradores diz que pode fornecer um pouco de lenha em troca da sopa. Eles enchem o caldeirão com água, e colocam a pedra dentro. O cozinheiro experimenta a sopa e todos querem saber se está boa. Ele diz que não está muito boa, pois falta sal. Outro morador do vilarejo se oferece para trazer sal.

Cada vez que o  cozinheiro experimenta a sopa ele diz que falta um determinado ingrediente para que a sopa fique ainda mais gostosa. E assim, os moradores do vilarejo contribuem com os ingredientes necessários (como cenoura, cebola, salsinha, batata…). Finalmente a sopa fica pronta e está deliciosa. E o melhor de tudo: tem sopa suficiente para todos repetirem até 3 vezes!! No dia seguinte os viajantes se despedem. Todos ficam tristes com sua partida. Antes de irem embora eles entregam a pedra para que os moradores possam continuar cozinhando e ressaltam que para que funcione eles devem cozinhar juntos e cada um deve trazer um ingrediente. Todos no vilarejo ficam alegres e já começam a planejar a próxima refeição. Os viajantes partem e quando já estão fora de vista eles param e pegam uma pedra que está no meio da estrada. "Just in case", eles dizem.


Antes de preparar a sopa, lemos esta história para todas as nossas turmas. Antes mesmo de contar para os alunos que iríamos preparar a sopa, muitos comentaram que tinham ficado com vontade de experimentar a sopa da história. Alguns que já estavam aqui no ano retrasado relembraram a história e a sopa que fizemos e contaram para os amigos que realmente é uma sopa deliciosa!


Muitas dúvidas surgiram sobre a história. Será que a pedra deixou a sopa gostosa? era uma pedra mágica?


Algumas turmas perceberam que a pedra não foi importante para o preparo e que o quefez a sopa ficar boa foi ter vários ingredientes e a ajuda de todos no preparo. Outras turmas acharam que a pedra era sim fundamental para o preparo pois sem ela a sopa não se chamaria "stone soup". Algumas crianças ficaram em dúvida se a pedra seria realmente mágica ou não.

Explicamos aos alunos que, assim como na história, todos teriam que contribuir com um ingrediente e teríamos que cozinhar juntos para que nossa sopa ficasse deliciosa. Fizemos um sorteio e cada aluno  ficou responsável por um ingrediente.

No dia do preparo da sopa, picamos todos os ingredientes que os alunos trouxeram (eles nos ajudaram a cortar alguns) e utilizamos uma panela elétrica. Aproveitamos para fazer uma pequena encenação: a professora fez o papel de viajante e os alunos eram os moradores da vila.




Iniciamos a nossa sopa apenas com água e a PEDRA. Sim, colocamos uma pedra na panela (nossa pedra foi muito bem higienizada e durante cozimento da sopa retiramos ela).

A professora experimentava a sopa e os alunos perguntavam: "Is it good?". Ela respondia: "Not bad. But we need some carrots". E então o aluno que trouxe o ingrediente dizia: "I have carrots!" e colocava na panela. A professora experimentava de novo e os alunos perguntavam: "Is it good?". Ela respondia: "Mmn! Much better! If only we had some potatoes...". E outro aluno dizia: "I have potatoes!" e colocava seu ingrediente na panela. Continuamos até que todos os ingredientes estivessem na panela (neste momento retiramos a pedra da panela) e então colocamos a tampa na panela para cozinhar.






WAITING...

Enquanto a sopa estava cozinhando, fomos brincar. Um dos jogos que gostamos de jogar neste momento de espera é justamente o "Stone Soup Board Game". É um jogo cooperativo em que todos juntos devem achar os ingredientes (é preciso achar duas cartas com mesmo ingrediente para colocar no caldeirão, como num jogo da memória) para preparar a sopa antes que o fogo embaixo do caldeirão se apague.


STONE SOUP RECIPE


PS: we used an electric pot (soup mode) - similar to a crock-pot.

Ingredients:
  • water (5 cups)
  • 1 onion (chopped)
  • 3 carrots (diced)
  • 2 potatoes (diced)
  • Broccoli (150g - chopped)
  • 1 zucchini (diced)
  • Leek (sliced)
  • Peas (150g)
  • Salt and Pepper
  • Beef or vegetable stock (1 cup) - we used a homemade beef stock
  • Pasta (optional)
Directions:
  1. Put the water and beef stock into your crock-pot and turn it on (soup mode).
  2. Add all the ingredients.
  3. Cover and cook for 40 minutes (or until vegetables are tender)
  4. Add 2 cups of the soup into the blender and mix until smooth.
  5. Return the mixture into the pot. 
  6. Add cooked pasta (if desired).
  7. Enjoy!!
EM PORTUGUÊS

PS: Usamos uma panela elétrica (modo sopa)

Ingredientes:
  • água (5 xícaras)
  • 1 cebola (picada)
  • 3 cenouras (picadas)
  • 2 batatas (picadas)
  • Brocolis (150g - picado)
  • 1 abobrinha (picada)
  • Alho-poró (picado)
  • Ervilha fresca (150g - pode ser a congelada. Não utilizar a ervilha de lata)
  • Sal e pimenta
  • Caldo de carne ou legumes (1 xícara) - nós usamos um caldo caseiro*
  • Macarrão (opcional) 

Preparo:
  1. Coloque a água e caldo de carne na panela. Ligue no modo sopa. 
  2. Adicione todos os ingredientes.
  3. Tampe e cozinhe por 40 minutos (ou até que todos ingredientes estejam macios)
  4. Acrescente 2 xícaras da sopa no liquidificador e bata tudo até que a mistura fique homogênea.
  5. Coloque a mistura do liquidificador de volta na panela e misture.
  6. Acrescente o macarrão já cozido (se desejar). 
  7. Bom apetite!
*Atenção ao CALDO que vc utiliza na sua receita. Não podemos falar em alimentação saudável e utilizar caldos industrializados.  "Eles até podem deixar sua sopa saborosa, mas não fazem bem algum para a saúde, já que são lotados de sal, glutamato monossódico e outras químicas que acabam com a saúde de qualquer um!" (pat.feldman.com.br). A culinarista Pat Feldman disponibiliza diversas receitas em seu site, inclusive de "caldos caseiros". Admiro muito o trabalho dela. Infelizmente ainda não consegui me organizar para fazer uma receita de caldo. Mas ainda bem que ela aceita encomendas!! rs Não poderíamos preparar a sopa por aqui com caldos industrializados. Quem tiver interesse, clique aqui para comprar com ela. Uma maravilha!

Fizemos algumas sopas com o caldo de carne mas tb fizemos uma sopa vegana com o caldo de legumes que é super saboroso, cheio de temperos...








2 de setembro de 2019

Happy Birthday, Noca!

Na semana retrasada comemoramos o aniversário da Noca. Começamos lavando as mãozinhas para preparar o "chocolate cake with chocolate chips" escolhido por ela. Relembramos os nomes dos ingredientes "in English" e cada aluno escolheu um para colocar na tigela. Misturamos bem, despejamos a massa na "cake pan" em formato de "heart" escolhida pela aniversariante e lá foi o bolo para o forno!

Enquanto isso, Noca escolheu um "game": "Spot it!". Jogamos em duplas. Funciona assim: cada dupla recebe uma carta com figuras diversas de "animals". Outra carta é virada no centro da mesa e cada dupla tem que tentar encontrar a figura em comum entre aquela carta e a sua. Todas as cartas do jogo tem apenas uma figura em comum. Quem encontrar primeiro deve dizer "Spot it!" e, então, tentar se lembrar do nome daquele "animal" em Inglês. Os alunos dessa turma adoram esse "game"! Foi muito divertido!

Em seguida, já era "snack time". Noca foi minha "helper", ajudando a cortar as "fruits" e a servir os coleguinhas. Então, a "birthday girl" enfeitou o bolo com "seven candles" e cantamos "Happy Birthday". E finalmente nos deliciamos com o "cake", que estava muito gostoso! Yum-yum! 

Já no finalzinho da aula, a aniversariante quis escolher alguns brinquedos para brincar e ela, Antonia e Arthur se divertiram juntos enquanto os outros alunos preferiram desenhar. 

Happy Birthday, Noca!