5 de setembro de 2019

STONE SOUP - 2019

Já é a quarta vez que preparamos sopa com os alunos!! Nos outros anos esta atividade fez muito sucesso, muitas crianças que não costumam gostar de sopa experimentaram e amaram! Por isso resolvemos fazer novamente. Este ano alteramos um pouco a receita e a sopa continua deliciosa!!






Além de tomar um pouco da sopa aqui, durante o lanche, Cada aluno tb levou um potinho com um pouco da sopa para casa.



STONE SOUP STORY





É uma história com diferentes versões ao redor do mundo. Esta história já foi traduzida em diversas línguas.


No livro que temos aqui, um grupo de viajantes chega até um vilarejo e não são bem recebidos pelos moradores. Estes sugerem que os viajantes sigam seu caminho pois o inverno tem sido muito rigorosos, eles estão pobres e não tem comida para oferecer.

Os viajantes então dizem que irão preparar uma deliciosa "stone soup" e que podem inclusive dividir a sopa com todos. Pegam um grande caldeirão e uma pedra que está embrulhada em um pano. Todos indagam se esta sopa é boa, já que nunca experimentaram. Os viajantes a descrevem como sendo a sopa mais deliciosa que existe. E explicam que precisam apenas de lenha para fazer o fogo. Um dos moradores diz que pode fornecer um pouco de lenha em troca da sopa. Eles enchem o caldeirão com água, e colocam a pedra dentro. O cozinheiro experimenta a sopa e todos querem saber se está boa. Ele diz que não está muito boa, pois falta sal. Outro morador do vilarejo se oferece para trazer sal.

Cada vez que o  cozinheiro experimenta a sopa ele diz que falta um determinado ingrediente para que a sopa fique ainda mais gostosa. E assim, os moradores do vilarejo contribuem com os ingredientes necessários (como cenoura, cebola, salsinha, batata…). Finalmente a sopa fica pronta e está deliciosa. E o melhor de tudo: tem sopa suficiente para todos repetirem até 3 vezes!! No dia seguinte os viajantes se despedem. Todos ficam tristes com sua partida. Antes de irem embora eles entregam a pedra para que os moradores possam continuar cozinhando e ressaltam que para que funcione eles devem cozinhar juntos e cada um deve trazer um ingrediente. Todos no vilarejo ficam alegres e já começam a planejar a próxima refeição. Os viajantes partem e quando já estão fora de vista eles param e pegam uma pedra que está no meio da estrada. "Just in case", eles dizem.


Antes de preparar a sopa, lemos esta história para todas as nossas turmas. Antes mesmo de contar para os alunos que iríamos preparar a sopa, muitos comentaram que tinham ficado com vontade de experimentar a sopa da história. Alguns que já estavam aqui no ano retrasado relembraram a história e a sopa que fizemos e contaram para os amigos que realmente é uma sopa deliciosa!


Muitas dúvidas surgiram sobre a história. Será que a pedra deixou a sopa gostosa? era uma pedra mágica?


Algumas turmas perceberam que a pedra não foi importante para o preparo e que o quefez a sopa ficar boa foi ter vários ingredientes e a ajuda de todos no preparo. Outras turmas acharam que a pedra era sim fundamental para o preparo pois sem ela a sopa não se chamaria "stone soup". Algumas crianças ficaram em dúvida se a pedra seria realmente mágica ou não.

Explicamos aos alunos que, assim como na história, todos teriam que contribuir com um ingrediente e teríamos que cozinhar juntos para que nossa sopa ficasse deliciosa. Fizemos um sorteio e cada aluno  ficou responsável por um ingrediente.

No dia do preparo da sopa, picamos todos os ingredientes que os alunos trouxeram (eles nos ajudaram a cortar alguns) e utilizamos uma panela elétrica. Aproveitamos para fazer uma pequena encenação: a professora fez o papel de viajante e os alunos eram os moradores da vila.




Iniciamos a nossa sopa apenas com água e a PEDRA. Sim, colocamos uma pedra na panela (nossa pedra foi muito bem higienizada e durante cozimento da sopa retiramos ela).

A professora experimentava a sopa e os alunos perguntavam: "Is it good?". Ela respondia: "Not bad. But we need some carrots". E então o aluno que trouxe o ingrediente dizia: "I have carrots!" e colocava na panela. A professora experimentava de novo e os alunos perguntavam: "Is it good?". Ela respondia: "Mmn! Much better! If only we had some potatoes...". E outro aluno dizia: "I have potatoes!" e colocava seu ingrediente na panela. Continuamos até que todos os ingredientes estivessem na panela (neste momento retiramos a pedra da panela) e então colocamos a tampa na panela para cozinhar.






WAITING...

Enquanto a sopa estava cozinhando, fomos brincar. Um dos jogos que gostamos de jogar neste momento de espera é justamente o "Stone Soup Board Game". É um jogo cooperativo em que todos juntos devem achar os ingredientes (é preciso achar duas cartas com mesmo ingrediente para colocar no caldeirão, como num jogo da memória) para preparar a sopa antes que o fogo embaixo do caldeirão se apague.


STONE SOUP RECIPE


PS: we used an electric pot (soup mode) - similar to a crock-pot.

Ingredients:
  • water (5 cups)
  • 1 onion (chopped)
  • 3 carrots (diced)
  • 2 potatoes (diced)
  • Broccoli (150g - chopped)
  • 1 zucchini (diced)
  • Leek (sliced)
  • Peas (150g)
  • Salt and Pepper
  • Beef or vegetable stock (1 cup) - we used a homemade beef stock
  • Pasta (optional)
Directions:
  1. Put the water and beef stock into your crock-pot and turn it on (soup mode).
  2. Add all the ingredients.
  3. Cover and cook for 40 minutes (or until vegetables are tender)
  4. Add 2 cups of the soup into the blender and mix until smooth.
  5. Return the mixture into the pot. 
  6. Add cooked pasta (if desired).
  7. Enjoy!!
EM PORTUGUÊS

PS: Usamos uma panela elétrica (modo sopa)

Ingredientes:
  • água (5 xícaras)
  • 1 cebola (picada)
  • 3 cenouras (picadas)
  • 2 batatas (picadas)
  • Brocolis (150g - picado)
  • 1 abobrinha (picada)
  • Alho-poró (picado)
  • Ervilha fresca (150g - pode ser a congelada. Não utilizar a ervilha de lata)
  • Sal e pimenta
  • Caldo de carne ou legumes (1 xícara) - nós usamos um caldo caseiro*
  • Macarrão (opcional) 

Preparo:
  1. Coloque a água e caldo de carne na panela. Ligue no modo sopa. 
  2. Adicione todos os ingredientes.
  3. Tampe e cozinhe por 40 minutos (ou até que todos ingredientes estejam macios)
  4. Acrescente 2 xícaras da sopa no liquidificador e bata tudo até que a mistura fique homogênea.
  5. Coloque a mistura do liquidificador de volta na panela e misture.
  6. Acrescente o macarrão já cozido (se desejar). 
  7. Bom apetite!
*Atenção ao CALDO que vc utiliza na sua receita. Não podemos falar em alimentação saudável e utilizar caldos industrializados.  "Eles até podem deixar sua sopa saborosa, mas não fazem bem algum para a saúde, já que são lotados de sal, glutamato monossódico e outras químicas que acabam com a saúde de qualquer um!" (pat.feldman.com.br). A culinarista Pat Feldman disponibiliza diversas receitas em seu site, inclusive de "caldos caseiros". Admiro muito o trabalho dela. Infelizmente ainda não consegui me organizar para fazer uma receita de caldo. Mas ainda bem que ela aceita encomendas!! rs Não poderíamos preparar a sopa por aqui com caldos industrializados. Quem tiver interesse, clique aqui para comprar com ela. Uma maravilha!

Fizemos algumas sopas com o caldo de carne mas tb fizemos uma sopa vegana com o caldo de legumes que é super saboroso, cheio de temperos...








Nenhum comentário:

Postar um comentário