Nas últimas aulas todas as nossas turmas prepararam Stone Soup.
Primeiramente li a história: Stone Soup e fiz sorteio para decidir qual ingrediente cada aluno iria trazer (na história, cada personagem contribui com um ingrediente e decidi fazer igual).
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STONE SOUP:
É uma história com diferentes versões ao redor do mundo e que já foi traduzida em diversas línguas.
No livro que temos aqui, um grupo de viajantes chega até um vilarejo e não são bem recebidos pelos moradores. Estes sugerem que os viajantes sigam seu caminho pois o inverno tem sido muito rigorosos, eles estão pobres e não tem comida para oferecer.
Os viajantes então dizem que irão preparar uma deliciosa "stone soup" e que podem inclusive dividir a sopa com todos. Pegam um grande caldeirão e uma pedra que está embrulhada em um pano. Todos indagam se esta sopa é boa, já que nunca experimentaram. Os viajantes a descrevem como sendo a sopa mais deliciosa que existe. E explicam que precisam apenas de lenha para fazer o fogo. Um dos moradores diz que pode fornecer um pouco de lenha em troca da sopa. Eles enchem o caldeirão com água, e colocam a pedra dentro. O cozinheiro experimenta a sopa e todos querem saber se está boa. Ele diz que não está muito boa, pois falta sal. Outro morador do vilarejo se oferece para trazer sal.
Cada vez que o cozinheiro experimenta a sopa ele diz que falta um determinado ingrediente para que a sopa fique ainda mais gostosa. E assim, os moradores do vilarejo contribuem com os ingredientes necessários (como cenoura, cebola, salsinha, batata…). Finalmente a sopa fica pronta e está deliciosa. E o melhor de tudo: tem sopa suficiente para todos repetirem até 3 vezes!! No dia seguinte os viajantes se despedem. Todos ficam tristes com sua partida. Antes de irem embora eles entregam a pedra para que os moradores possam continuar cozinhando e ressaltam que para que funcione eles devem cozinhar juntos e cada um deve trazer um ingrediente. Todos no vilarejo ficam alegres e já começam a planejar a próxima refeição. Os viajantes partem e quando já estão fora de vista eles param e pegam uma pedra que está no meio da estrada. "Just in case", eles dizem.
Cada vez que o cozinheiro experimenta a sopa ele diz que falta um determinado ingrediente para que a sopa fique ainda mais gostosa. E assim, os moradores do vilarejo contribuem com os ingredientes necessários (como cenoura, cebola, salsinha, batata…). Finalmente a sopa fica pronta e está deliciosa. E o melhor de tudo: tem sopa suficiente para todos repetirem até 3 vezes!! No dia seguinte os viajantes se despedem. Todos ficam tristes com sua partida. Antes de irem embora eles entregam a pedra para que os moradores possam continuar cozinhando e ressaltam que para que funcione eles devem cozinhar juntos e cada um deve trazer um ingrediente. Todos no vilarejo ficam alegres e já começam a planejar a próxima refeição. Os viajantes partem e quando já estão fora de vista eles param e pegam uma pedra que está no meio da estrada. "Just in case", eles dizem.
Eu amo a mensagem que esta história transmite, sobre a força do coletivo, sobre como é importante compartilhar. Cada personagem da história, com o seu ingrediente, sozinho, não seria capaz de preparar uma sopa deliciosa. Isso só foi possível quando todos resolveram ajudar e compartilhar.
Muitas dúvidas surgiram sobre a história. Será que a pedra deixou a sopa gostosa? era uma pedra mágica? Alguns chegaram a falar que a pedra era comum e não era importante. Mas a maioria dos alunos chegou à conclusão de que a pedra era sim especial e que sem ela a sopa não ficaria boa.
Na nossa cooking class, os alunos ajudaram a cortar ZUCCHINI (ela é macia e da pra usar uma faca de plástico) e BROCCOLI (nem precisamos de faca. Usamos as mãos e foi muito divertido). Utilizamos uma panela de pressão elétrica. Aproveitamos para fazer uma pequena encenação: eu fiz o papel do viajante que prepara a sopa e os alunos eram os moradores da vila.
Comecei adicionando apenas a água e a pedra. Fingi experimentar. Todos perguntavam "Is it good?" e eu dizia "Not really. This soup needs some carrots". E então a criança que trouxe a cenoura dizia: "I have carrots" e adicionava na panela. Eu "experimentava" novamente, todos perguntavam "Is it good?" e eu dizia "Much better but I really need some potatoes". A criança que trouxe batata dizia "I have potatoes" e acrescentava seu ingrediente na panela. Após o último ingrediente ser adicionado eu dizia que a sopa estava perfeita!
Enquanto a sopa estava cozinhando, aproveitamos para jogar um jogo cooperativo muito legal: STONE SOUP GAME (da marca Peaceable Kingdom). Uma espécie de jogo da memória. Em que precisamos achar os ingredientes da sopa antes que o fogo se apague. Todos trabalham em equipe. Eles adoram este jogo!!
Na hora do lanche além das frutas todos puderam experimentar a sopa. Alguns repetiram várias vezes!! E ainda levaram um potinho de sopa para casa.
É sempre muito bom ver crianças que dizem não gostar de sopa experimentarem!! Alguns dizem não gostar de um legume específico e dai ficam curiosos para experimenta-lo na sopa.
Uma das alunas experimentou ervilha (que ela dizia não gostar) e ficou supresa pq gostou!! Outro aluno que não gosta de cenoura cozida, experimentou e tb gostou!!
THE STONE:
Na receita um dos ingredientes é a pedra. Ao contrário do que muitos alunos pensaram, a pedra não é especial e nem essencial no preparo da receita. Mas, por conta do contexto da história eu incluo ela na panela sim. Tenho esta pedra há muitos anos já e ela foi muito bem lavada e fervida antes de ser utilizada. Além disso, enquanto a sopa cozinha eu retiro a pedra de dentro da panela sem que os alunos vejam. Quando a sopa fica pronta eu coloco a pedra de volta para mostrar para eles.
RECIPE:
Quem quiser preparar esta deliciosa sopa em casa, é bem simples e a receita pode ser adaptada. Ex: seu filho não gosta de abobrinha, utilize outro legume no lugar.
PS: Na receita o caldo de carne pode ser substituído por outra opção de caldo. Recomendo utilizar um caldo caseiro. Nós utilizamos os caldos da marca Caldo Natural (achei no mercado St. Marche).
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