Mês passado planejamos diversas atividades e jogos relacionados com o nosso tema: Means of Transportation.
As atividades foram planejadas sempre levando em conta a faixa etária de cada turma. Nem todas as atividades descritas a seguir foram feitas com todas as turmas.
Abaixo vcs podem ver um pouco do que tivemos:
SONGS:
THE WHEELS ON THE BUS
WE ALL GO TRAVELING BY
CHOO CHOO TRAIN
CARS, CARS, CARS
IN AN AIRPLANE
UP, UP, UP!
ROW ROW ROW YOUR BOAT
GAMES:
Available at: www.orchardtoys.com |
From: http://blog.theconnectionweshare.com |
PUZZLES:
Available at: www.orchardtoys.com
Available at: www.orchardtoys.com |
Available at: www.orchardtoys.com |
From: http://homeschoolcreations.com/ |
CAR PAINTING & CAR WASH
Aproveitamos o calor para brincar com tinta e água!!
Trabalhamos com as cores primárias (red, yellow, blue). Conversamos sobre outras cores que podem ser criadas utilizando "primary colors". E depois mostramos o vídeo abaixo.
Então chegou a hora de pintar!!! Pegamos alguns "cars and trucks" (com diferentes tipos e tamanhos de roda), tinta, papel e cada aluno se divertiu pintando! Alguns gostaram de pintar tb com as mãos.
Com as pinturas finalizadas estava na hora do nosso"car wash"!! Uma bacia com água, sabão, esponjas… e as crianças adoraram lavar os carros!! Tb deveríamos ter feito um "kid wash" já que algumas crianças adoraram pintar as mãos e braços! haha
PHOTO:
Pedimos aos alunos para trazer uma foto de viagem. Durante nosso "circle time", mostramos a foto de cada aluno e fizemos perguntas. Os alunos contaram para onde foram, com quem e quais meios de transporte foram utilizados para chegar até o destino.
BOOKS:
PRETEND PLAY:
Em 2010 escrevi um artigo sobre "o brincar na escola" para a revista Avisa Lá (n. 43 - Agosto 2010). Selecionei alguns trechos de meu texto para compartilhar aqui com vcs (quem quiser ler artigo clique aqui).
Brincar é o principal modo de expressão da infância.
É durante a brincadeira que as crianças tem a oportunidade de explorar o mundo, ampliar a percepção sobre ele e sobre si, organizar o pensamento e trabalhar com as emoções. Diferentes pesquisadores apontam o faz-de-conta como o responsável por promover a capacidade de imaginar e criar.
Para o psicólogo Vygotsky, uma das funções do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar e a resolver situações conflitantes que ela vivencia no dia a dia. Para isso, ela usará capacidades como observação, imitação e imaginação. É por meio da imitação que a criança aprende. Ao imitar, ela não está simplesmente copiando um modelo e, sim, reconstruindo aquilo que observa nos outros. Assim, terá a oportunidade de realizar ações que estão além de suas capacidades.
Por esse motivo, o "pretend play" (faz-de-conta) está presente nas nossas aulas.
Brincar é o principal modo de expressão da infância.
É durante a brincadeira que as crianças tem a oportunidade de explorar o mundo, ampliar a percepção sobre ele e sobre si, organizar o pensamento e trabalhar com as emoções. Diferentes pesquisadores apontam o faz-de-conta como o responsável por promover a capacidade de imaginar e criar.
Para o psicólogo Vygotsky, uma das funções do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar e a resolver situações conflitantes que ela vivencia no dia a dia. Para isso, ela usará capacidades como observação, imitação e imaginação. É por meio da imitação que a criança aprende. Ao imitar, ela não está simplesmente copiando um modelo e, sim, reconstruindo aquilo que observa nos outros. Assim, terá a oportunidade de realizar ações que estão além de suas capacidades.
Por esse motivo, o "pretend play" (faz-de-conta) está presente nas nossas aulas.
Dando continuidade à atividade feita com as fotos de viagem, sugerimos então brincar de VIAGEM. Para isso, fizemos PASSAPORTES e PASSAGENS (de avião, trem e navio).
No nosso "passport", ao invés de uma foto, cada criança se desenhou e escreveu seu nome, sobrenome, país onde mora e data nascimento.
Com o passaporte pronto, perguntamos aos alunos para onde gostariam de viajar. Pegamos o globo para auxiliar na escolha. Com o destino escolhido chegou a hora de decidir qual meio de transporte utilizar. E então preenchemos as passagens (trem, avião ou navio) com as informações de cada passageiro.
Alguns alunos queriam ter filho e para isso pegamos algumas bonecas e bonecos. Tb era preciso fazer a mala. Cada um escolheu uma mala ou sacola e algumas coisas para levar na sua viagem: como máquina fotografica, celular, computador, binoculo, livro...
Na nossa brincadeira os alunos tiveram que apresentar seu passaporte e passagem antes de entrar no navio/trem/avião.
Usamos os caixotes que temos aqui para montar o nosso avião/trem/navio no jardim (nos dias de chuva brincamos na sala e usamos as cadeiras/bancos).
Ao chegar no destino era preciso ficar na fila da imigração e apresentar o passaporte mais uma vez (desta vez cada um recebia um "carimbo" no seu passaporte - não tinhamos os carimbos mas encontramos adesivos imitando carimbos e as crianças adoraram! Cada um escolheu alguns adesivos para colar no seu passaporte).
Available at: www.amazon.com |
Nos divertimos demais!! As professoras fizeram papel de aeromoça, piloto… serviram bebidas e jantar. E tb orientamos nossos passageiros sobre o uso de eletronicos durante o vôo. haha
Viajamos para lugares incriveis: Japão, China, Russia, Inglaterra, Estados Unidos, Uruguai, Italia… até Praia da Baleia estava no roteiro de viagem (de avião! rs).
Devido ao grande sucesso desta atividade, resolvemos disponibilizar o PASSAPORTE para que vcs possam fazer de novo com seus filhos:
Clique aqui para imprimir a capa do passaporte (e recorte sobre a linha pontilhada)
Clique aqui para imprimir a página interna do passaporte (e recorte sobre a linha pontilhada)
Vc tb pode acrescentar mais folhas em branco.
As passagens pegamos no site: Cotton Ridge Homeschool.
From: http://cottonridgehomeschool.com |
Abaixo está um mapa para que, junto com seus filhos, vcs possam decidir para onde viajar!
Ah e não esqueça o seu passaporte!!
HAVE FUN!!
Muito legal, Kathy e equipe! Estão de parabéns!
ResponderExcluirAbs
Aline (mãe do Rodrigo)